Bilhetagem eletrônica começa a funcionar em março

O lançamento do Sistema de Mobilidade de Imbituba marca a contagem regressiva para o fim do passe de papel e a modernização do transporte público

 

 

O Governo de Imbituba lançou nesta quarta-feira (11) o MOBI – Sistema de Mobilidade de Imbituba, que tem como primeira ação a divulgação de como funcionará a troca gradativa dos passes de papel pelos cartões que darão acesso às catracas eletrônicas. O sistema possibilita a todos maior praticidade, conforto e segurança. Todos os ônibus do transporte público do município já estão equipados. O projeto faz parte do contrato com a Santo Anjo e é o segundo passo após a renovação da frota.


O prefeito Jaison Cardoso e o vice Elísio Sgrott receberam a imprensa, vereadores e interessados no tema para a apresentação do projeto. “Tomamos a responsabilidade de passar para este novo sistema, pois vai trazer mais benefícios para a população. O lançamento marca o início de várias mudanças que teremos, pois com a implantação do sistema eletrônico teremos relatórios e dados que vão permitir a avaliação correta da necessidade de mudanças de horários e itinerários. Sabemos que o transporte público ainda não está ideal, mas já evoluímos em uma situação diferenciada do que estava antes”, afirma Jaison.


As mudanças serão sempre graduais de acordo com o diretor superintendente da Santo Anjo, Carlos Henrique Pereira. “A partir de agora começaremos um processo de explicação e adaptação do sistema para os funcionários, usuários do transporte e público em geral. É importante que as pessoas fiquem atentas para seguir as orientações de adesão ao Cartão Mobi, que vai substituir o passe de papel, que deixará de ser vendido no dia 1º de março”, informa.


Em Santa Catarina apenas 18 cidades possuem o sistema de bilhetagem eletrônica, que termina com o fluxo de comercialização clandestina de vales e passes de papel. A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são empregados na sua fabricação. O sistema fornece dados estatísticos que possibilitam à empresa e ao município, maior velocidade no planejamento bem como tomada de decisões corretivas em menor tempo e com maior segurança e efetividade.


Cada público terá um cartão, como vale-transporte, estudante, idoso, passe livre, portador de deficiência e cidadão, sendo que cada um tem regras próprias, alguns inclusive com foto que deve ser conferida pelo cobrador. A primeira via do cartão é gratuita. Quem não quiser aderir poderá fazer o pagamento da passagem em dinheiro. A estimativa é que até abril o sistema já esteja 100% em funcionamento.


Os próximos passos previstos no contrato entre a Prefeitura e a empresa concessionária serão a implantação do rastreamento da frota e o monitoramento interno através de câmeras de vídeo, oferecendo maior segurança para os usuários e oferecendo mais recursos para o controle do sistema. Mais um ônibus novo deve chegar ainda este ano.

 

Como funciona?

 

O MOBI funciona através de um cartão inteligente, em que são armazenados os valores correspondentes ao que o cliente adquiriu. Basta que o cliente apresente o cartão em um equipamento chamado validador, instalado junto à catraca, para que haja o débito da tarifa respectiva e a liberação da catraca. Um chip instalado dentro do cartão eletrônico possibilita identificar a categoria do passageiro e informa o número de créditos que possui.


Passar pela catraca fica mais fácil e mais rápido. Os cobradores foram treinados para atuar como Agentes de Bordo, de forma a orientar o passageiro e receber os valores pagos em espécie para os que ainda não têm o cartão. Mediante aproximação do validador, o equipamento faz o débito da tarifa daquela linha e libera a passagem pela catraca. Caso exista algum crédito de vale transporte disponível para aquele cartão, a recarga será efetuada automaticamente, em fração de segundos. O eventual bloqueio de cartões extraviados ou roubados também poderá ser efetuado com segurança e rapidez.


Utiliza tecnologia avançada que fornece dados estatísticos diários sobre as viagens realizadas, o número de passageiros transportados e de gratuidades concedidas. Esse é um dos modelos mais eficazes de controle e automação para ônibus entre todos os que operam no Brasil. A arrecadação automática de tarifas reduz consideravelmente os valores transportados a bordo, o que irá inibir os assaltos, aumentando a segurança dos passageiros.

 

Categorias de cartões MOBI

 

1.       Vale-transporte Cartão Vale-Transporte – fornecido pela empresa ao seu quadro funcional, benefício garantido pela Lei 7.418/85. Condições de uso: Destinado a pequenas e médias empresas que não tem acesso via web e compram diretamente nos pontos de vendas. Recolhe no último crédito. Os créditos eletrônicos de vale-transporte têm validade de 360 dias contados a partir de sua geração.

 

2.       Vale-transporte WEB – fornecido pela empresa ao seu quadro funcional, benefício garantido pela Lei 7.418/85. Condições de uso – as empresas poderão cadastrar seus funcionários pelo site www.santoanjo.com.br que irá emitir os cartões individuais de cada funcionário. Após receber os cartões, a empresa adquirente distribui os cartões aos seus funcionários. Quando a empresa desejar, poderá solicitar o crédito pela Internet. Basta acessar o mesmo site, informar os valores que deseja serem creditados para cada cartão vinculado a sua empresa, quitar o boleto bancário respectivo a aquisição, e os créditos são emitidos de forma eletrônica ao cartão do trabalhador que irá recarregá-los a bordo, automaticamente, ao aproximar o cartão do validador. Os créditos eletrônicos de vale transporte têm validade de 360 dias contados a partir de sua geração.

 

3.       Cartão Estudante – fornecido para estudantes regularmente matriculados nas escolas de Imbituba. Condições de uso: o estudante deverá se credenciar na Central de Relacionamento com o Cliente Santo Anjo, mediante apresentação do documento de identidade e CPF, declaração de matrícula na escola e comprovante de endereço. A foto será colhida digitalmente na hora do cadastro. O cartão será emitido na hora e a compra tem cota limitada e com 50% da tarifa.

 

4.       Cartão Passe Livre Geral – Destinado a funcionários públicos, professores da rede municipal e estadual de Imbituba. Condições de uso: o cliente deverá se credenciar na Central de Relacionamento com o Cliente Santo Anjo, mediante apresentação do documento de identidade e CPF, carteira de trabalho o comprovante de atividade como professor ou funcionário público e comprovante de endereço. A foto será colhida digitalmente na hora do cadastro. A emissão do cartão deve ser autorizada previamente pelo órgão gestor (Prefeitura Municipal) e o cartão deve ser renovado anualmente.

 

5.       Cartão Passe Livre Idoso – fornecido para cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, conforme estabelecido no Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741 de 01/10/2003. Condições de uso: os cidadãos portadores deste cartão têm direito à gratuidade e, portanto, não necessitam de créditos. O cartão será concedido mediante cadastramento na Central de Relacionamento com o Cliente Santo Anjo. O Cartão Passe Livre Idoso trará igualdade no tratamento, possibilitando ao idoso a transposição da catraca, tendo mais opções de lugares no ônibus. Deverá ser renovado anualmente.

 

6.       Cartão Passe Livre PCD – fornecido a portadores de necessidades especiais e demais gratuidades estabelecidas em lei. Condições de uso: os cidadãos que usam o cartão Passe Livre PCD têm direito à gratuidade e, portanto, não necessitam de créditos. A emissão do cartão deve ser autorizada previamente pelo órgão gestor (Prefeitura Municipal) e será feita na Central de Relacionamento com o Cliente Santo Anjo. O cartão deve ser renovado anualmente.

 

7.       Cartão Cidadão – fornecido a todo cliente que utilizar eventualmente o transporte coletivo em Imbituba. Condições de uso: este cartão é adquirido na Central de Relacionamento com o Cliente Santo Anjo. A aquisição de créditos e a recarga também são feitos na Central

 

 

 O Transporte Coletivo em Imbituba

 

Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Imbituba é operado por uma frota de 19 veículos com acessibilidade, sendo dois deles adaptados com elevador para de portadores de necessidades especiais A empresa operadora do sistema de Transporte Urbano de Imbituba é a Santo Anjo da Guarda Ltda. O novo sistema representa uma grande revolução no transporte coletivo oferecido à população, comparado ao utilizado em grandes cidades.

 

Atendimento ao Cliente MOBI

 

Para proporcionar um atendimento unificado aos diversos clientes do sistema, o MOBI disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente, pelo número (48) 3255.1833 e pela internet, por meio do sitewww.santoanjo.com.br. O cadastramento, aquisição dos cartões e recarga de créditos serão realizado exclusivamente na Central de Relacionamento com o Cliente Santo Anjo, localizada na Rua Ernani Cotrin s/nº – Centro – Imbituba. A primeira via de qualquer categoria de cartão é gratuita. Em casos de perda, roubo, extravio ou dano, para a emissão de segunda via será cobrada uma taxa de R$ 5,00. A segunda via por desgaste de uso não será cobrada, sendo que a vida útil do cartão é de aproximadamente seis anos.

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima