Arte em mosaicos ganha exposição

A mosaicista Liz Panek descobriu esta arte há 16 anos. Começando com pequenas peças aos poucos foi perdendo o medo e descobrindo que poderia tornar-se uma profissional, misturando técnicas e materiais. Os mosaicos tem motivos marinhos, geométricos, romanos, abstratos, esotéricos, fauna e flora. A exposição de algumas das telas está no Espaço Cultural da Prefeitura de Imbituba.


“Comecei a fazer mosaicos como um hobby. Sou curitibana, trabalhei em São Paulo e Florianópolis, e há poucos anos me mudei para Imbituba. Fiz um curso de flores em mosaico e deslanchei, depois fui aprendendo na prática, com outras amigas que compartilhavam os conhecimentos. Amo fazer os mosaicos, pois há um método, um material específico para cada fim. Posso fazer uma tela pequena ou uma parede inteira, que decora completamente um ambiente”, explica a artista.


Liz acredita que cada peça é única. “Meu objetivo é valorizar este trabalho que é tão especial e pode ser aplicado em inúmeras situações, com sua característica particular. Quando o mosaico é no chão precisa ser liso, mas na parede não tem regras. Meu trabalho é bastante minucioso, pois uso materiais único, modelo as peças, esmalto. Também derreto garrafas de bebidas o que é um reaproveitamento do vidro e uma maneira de atrair o público masculino”, diz.


A mosaicista Liz Panek pode ser encontrada no telefone 9636 2795. Os artistas que tiverem interesse em expor seus trabalhos podem procurar a Secretaria de Cultura, diretamente com Liliane Braun, responsável pelas exposições, na sede da prefeitura, na Rua Ernani Cotrim, 601, piso térreo, Centro, ou pelo telefone 3355 8120, das 13h às 19h.


Texto e foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz