Zine: aprenda a fazer uma revista independente
Neste sábado, na Biblioteca Pública Municipal, todos poderão aprender e discutir sobre diferentes processos de gravura e criar uma revista independente. Para participar basta fazer a inscrição online, que é gratuita, e levar uma tesoura
Uma oficina para entender os processos que fizeram parte da evolução da veiculação da palavra e da imagem na sociedade humana e que hoje configuram papéis artísticos, artesanais e culturais do nosso país: este é objetivo da oficina de Zine, que irá discutir e expor diferentes processos de gravura, como xilogravura, a gravura em ponta seca e água forte, o stencil, a arte postal e o Fanzine, explicando o que é, e para que serve essa revista independente, autônoma e de contracultura.
“Para além de saber, no final da oficina teremos o nosso próprio Zine”, explica o artista e poeta Ailton Pereira Junior, que conduzirá a oficina e uma conversa sobre Processos Gráficos. A iniciativa será realizada gratuitamente pela ONG Entrelinhas, neste sábado (13) a partir das 15h, na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, no Centro de Imbituba, via Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, com a parceria do Movimento SouIM e London Production.
De acordo com o artista, o ser humano sempre teve a necessidade de veicular a palavra e a imagem por diferentes meios e motivos: em pedras, madeiras, metais, paredes, papéis; para rituais, interação ou arte. “Até chegarmos à era digital desenvolvemos diferentes processos gráficos, cada um atendendo as necessidades de um contexto histórico. Atualmente, esses fazeres recebem outros contornos e sentidos, valorizando o campo cultural, histórico e artístico, numa produção da palavra e da imagem de forma autônoma, reflexiva e prazerosa”, afirma.
A bibliotecária, Gláucia Maindra enfatiza que “a parceria com a ONG Entrelinhas é fundamental para intensificar as ações desta associação que pretende mobilizar ações pautadas na promoção da cultura, em especial por meio da literatura e nas diversas facetas que as letras permitem caminhar, vai ser importante este diálogo para repensarmos qual seu papel social das unidades de informação. E a Oficina Zine surge para iniciar este processo”. Ela também reforça o convite ao mercadIM, que acontecerá antes da oficina.
Sobre o artista
Ailton é formado em Letras Português pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e graduando em Artes Visuais pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor na rede pública de Florianópolis. A imagem e a palavra movem seu fazer artístico e sua vida, caminha diariamente entre o mundo literário e o mundo artístico.
Processos Gráficos – Oficina de Zine
Data: 13/12/14
Horário: 15h30
Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa
Endereço: Rua Nereu Ramos, 276 – Centro – Imbituba/SC
Evento gratuito!
Obs.: Levar sua tesoura
Inscreva-se no evento: https://www.facebook.com/events/752551918156998/
MercadIM
Neste mesmo sábado (13), das 11h às 15h, Ailton também participará do mercadIM, que é um mercado de apresentação de novas ideias de produtos e serviços. O evento, que é gratuito, será realizado na Casa Torquato, situada na Rua Nereu Ramos, 253, no Centro de Imbituba (quase em frente à Biblioteca).
MercadIM surge com uma abertura e suporte para o novo, uma forma de aproximar o consumidor de quem produz. Num formato de ‘feira criativa’ sua finalidade é ampliar o mercado dos criativos de Imbituba e região, e movimentar a cadeia produtiva ligada ao setor, assim como o cenário cultural devido as atrações e intervenções que acontecem durante o evento. E nesta oportunidade, Ailton apresentará alguns dos seus processos artísticos.
O mercadIM é produzido pela London Productions e idealizado pelo souIM, que é uma plataforma de incentivo e desenvolvimento de Profissionais e Negócios Criativos no município e região. Para obter informações acesse o link:
<https://www.facebook.com/events/1511885655762322/>.
ONG Entrelinhas
Quem não ficará de fora do MercadIM também é a ONG Entrelinhas que realizará sua primeira ação também neste sábado (13). Portanto, “a pessoa que achar um Livro Nômade no evento pode pegá-lo, levá-lo para onde quiser e fazer uma boa leitura” esclarece Renan Osvaldo Pacheco, um dos fundadores. E reforça “o único compromisso é de deixar o livro em algum lugar movimentado.” A ideia do projeto é que os livros não fiquem parados na estante. E convida, “se você quer que seus livros sejam nômades também, entre em contato com a gente!”.
Daniele Freitas, integrante da organização em processo de formação, explica que “a ONG Entrelinhas surge com o intuito de semear o interesse pela leitura e escrita literária em Imbituba, para isso buscará auxiliar e promover iniciativas voltadas ao livro, leitura, literatura, bibliotecas, demais espaços de leitura e unidades de informação”. Para conhecer a ONG Entrelinhas, acesse: <https://www.facebook.com/entrelinhas.org>.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz
Foto: | Divulgação Ailton Pereira Junior |