Imbituba oferece teste rápido de HIV/Aids
Além do atendimento duas vezes por semana, mais três dias serão oferecidos para intensificar as ações de combate.
O Programa DST/Aids/HV da Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba está intensificando as ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis nos meses de novembro e dezembro. Nos dias 24, 25 e 26 deste mês será oferecido na rede pública de saúde o teste rápido para HIV/Aids na Policlínica Municipal para intensificar o atendimento. Semanalmente os testes são realizados as terças (manhã) e quintas (tarde).
De acordo com a coordenadora do programa, Karen Tavares de Souza, os dados do nosso estado revelam uma realidade preocupante: são quase 35.000 casos de 1984 a 2013, e dos 20 municípios brasileiros com maior índice de taxas de detecção em 2013, nove são catarinenses – Itajaí, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Camboriú, Biguaçu, São José, Florianópolis, Criciúma e Palhoça. Em Imbituba, no último ano foram 30 casos novos, desta forma devemos nos preocupar e muito com esta realidade.
“Estaremos realizando as testagens rápidas na policlínica conforme calendário no mês de novembro. No mês de dezembro estaremos realizando conforme agendamento. As equipes de saúde da Família estarão realizando atividades educativas com as comunidades também. Porém, a camisinha ainda é a melhor arma contra a disseminação destas doenças”, afirma.
A ação já faz parte do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, lembrado em 1º de dezembro. “A data foi instituída em conscientização para todos os povos sobre a pandemia da AIDS, dessa forma queremos ampliar ao máximo o acesso às informações e ao diagnóstico precoce do HIV, porque hoje dispomos de recursos tecnológicos que permitem obtermos resultados bastante confiáveis em poucos minutos, através de testes rápidos”, explica.
Testagem rápida de HIV/Aids
Local: Policlínica Municipal
24/11 – 13h30 às 16h30
25/11 – 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
26/11 – 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
*Os exames também são feitos todas as terças (manhã) e quintas (tarde)
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz