Valorização marca o Dia do Professor
O governo municipal comprometeu-se em implantar o vale-alimentação
Os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Imbituba confraternizaram em comemoração ao Dia do Professor, na noite desta terça-feira, 14, no Imbituba Atlético Clube. Após uma palestra motivacional, houve jantar, presentes e música. O prefeito Jaison Cardoso aproveitou a oportunidade para informar aos professores que irá implantar o vale-alimentação para a categoria.
“Assumo para vocês que iremos oferecer a todos os professores do município o vale-alimentação. Tentarei já passar pela Câmara de Vereadores até o final deste ano para que já recebam em 2015. Temos também uma meta do que será repassado, então o valor do benefício será ampliado gradativamente. Agradeço e parabenizo a cada um de vocês que dedicam seu trabalho para transformar e educar os cidadãos do futuro”, afirma o prefeito Jaison.
A secretária de educação Michela Freitas preparou um vídeo em homenagem aos professores que emocionou a todos. “Os depoimentos registrados no vídeo mostram como vocês podem fazer a diferença na vida de uma criança, de uma família e de toda a cidade. A escola é um lugar onde podemos dar além de conhecimento, afeto e carinho pelos nossos alunos”, diz Michela.
Desejo de Ensinar
Os professores participaram da palestra Desejo de Ensinar, ministrada pela professora Cátia Geremias, pedagoga dos anos iniciais e educação infantil pela FURB, com especialização em práticas pedagógicas interdisciplinares pela Univest, Mídia e Educação pela FURG e Coordenação Pedagógica pela UFSC. Ela trabalhou a reflexão sobre o próprio ofício de lecionar.
“Sou o profissional que eu queria ser? Aguentaria a mim mesma se fosse minha professora em sala? Não importa o que somos hoje, todos temos capacidade de desenvolver um bom trabalho, ser respeitado e reconhecido por ele, e isso não tem preço. Temos o poder de mudar o mundo, ficamos 800 horas, por 200 dias com essas crianças, podemos torna-las críticas, sensíveis, humanas”, enfatiza.
Cátia explicou que hoje a informação está na internet e o professor precisa ser um mediador do conhecimento. “O aluno encontra o que quer saber e cabe a nós ajudá-lo a transformar essa informação em conhecimento, útil para a realidade dele. Os professores precisam ser críticos sem ser ‘cri-cri’ e sem perder o afeto’, nunca”, destaca.
Assista ao vídeo de homenagem ao dia dos professores, clicando no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=OLncnizUutw
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos e vídeo: Claudio Moreira Lima