Estudantes de Imbituba realizam Fashion Day

Alunos da Escola Municipal Basileu José da Silva realizaram um evento de integração através da moda

BJS Fashion Day foi o nome do desfile de moda realizado pelos 40 alunos das oitavas séries da escola Basileu José da Silva, do bairro Campo D’Aviação, na manhã da última quarta-feira (24). A atividade foi o desfecho e o resultado de um bimestre de pesquisa, estudo e dedicação na disciplina de Artes, com o tema A Moda Através dos Tempos, previsto na apostila do Sistema Positivo, adotado pela Secretaria de Educação do Governo de Imbituba.

O evento fez parte da programação da Semana de Ação Mundial do Direito à Educação Inclusiva. A secretária de educação, Michela Freitas, conferiu de perto. “O desfile foi incrível, mais ainda por incluir entre as alunas, que tiveram um dia de modelo, uma de nossas crianças especiais. A arte é uma maneira lúdica de transmitir conhecimento e despertar a sensibilidade”, afirma.

A professora Marlete Garcia Carpes afirma que a moda é uma forma de expressão e arte. “Eles tinham que aprender dos anos 20 aos anos 50 e acrescentamos as outras épocas até os 90. Eles pesquisaram tudo, roupas, cabelos, maquiagem, costumes. Cada equipe montou vídeos de quinze minutos com referências e as turmas se empenharam muito para realizar esse desfile”, diz.

Thaís Tatiana de Souza conta que todo mundo se empenhou. “Foi muito legal, porque quem ficou com vergonha de desfilar também participou, ajudando no camarim, cenário, som e maquiagem. Penso em ser cabeleireira e isso tem tudo a ver com a moda, aprendi que o estilo do corte de cabelo ou o penteado completam o look de cada um”, afirma. As outras turmas do período matutino prestigiaram e animaram os colegas com muitos aplausos, gritos e assovios.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz