Comunidades recebem reuniões para Diagnóstico Cultural

Como está a cultura em Imbituba? Onde queremos chegar? Como fazer e quando chegaremos lá? Como gerir os avanços? A comunidade é convidada a colaborar com estas respostas

A Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba e o Conselho Municipal de Cultura, com o objetivo de fazer um Diagnóstico Cultural de toda a estrutura de Imbituba, a existente e a que se pretende ter, realizarão cinco reuniões regionais com os cidadãos. O levantamento servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). Todos os agentes culturais são convidados a participar.

O Diagnóstico Cultural pode ser entendido como o  resultado da análise de uma dada  realidade. “É ele que permite conhecer criticamente a situação da cultura em  Imbituba,  indicando as suas  fragilidades e potencialidades, permitindo, assim, a identificação do que possa ser considerado prioritário no desenvolvimento da política cultural”, afirma João Paulo Corrêa, museólogo e sócio gerente da Viés Cultural, empresa que realizará o levantamento, com o patrocínio da Votorantim Cimentos.

Nas reuniões serão apresentados os objetivos e a importância do Diagnóstico Cultural. “As pessoas que tem todo o tipo de atividade, ação ou equipamento cultural devem participar da reunião em sua região para que possamos fazer um diagnóstico preciso e abrangente de toda a nossa riqueza cultural”, afirma Dorvalino Pedro de Melho Filho, presidente do Conselho de Cultura.

A secretária de cultura explica que ao aderir ao Sistema Nacional de Cultura, a cidade também começa a participar de um banco de dados eletrônico que reúne e divulga informações culturais, o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). “Estando no sistema estaremos representados no mapa da diversidade cultural do país. De acordo com o Ministério da Cultura, nossas festividades, feiras, equipamentos, produtores culturais, atores e todas as manifestações estarão abertas para as políticas culturais do Brasil”, diz Valéria Rodrigues.

O que é o Plano Municipal de Cultura?

O PMC é um documento formal que deve expressar motivações, desejos, intenções políticas, diretrizes, programas, objetivos e elencar projetos para o desenvolvimento da cultura nos municípios. É um instrumento de planejamento a médio e longo prazo, servindo para dar estabilidade às políticas culturais, pois  pode,  e  deve  contribuir  para  que ações planejadas em um dado momento possam ser executadas ao  longo de dez anos, ultrapassando, assim, períodos de gestão.

Agenda das reuniões regionais nas comunidades

Comunidades: Vila Nova, Vila Santo Antônio, Campo da Aviação, Porto da Vila, Sagrada Família

Data 22/8

Local: Portal da Vila

Comunidades: Roça Grande, Boa Vista, Itapirubá, Guaiúba, São Tomás.

Local: Quiosque Neguinho, em Roça Grande

Comunidades: Paes Leme, Centro, Village, Vila Alvorada, Vila Nova Alvorada, Ribanceira.

Local: Ceges

Comunidades: Mirim, Morro do Mirim, Campestre, Nova Brasília, Limpa, Sambaqui.

Local: Centro Multiuso

Comunidades: Ibiraquera, Barra de Ibiraquera, Araçatuba, Campo D’Una, Arroio, Alto Arroio, Arroio de Dentro, Arroio do Rosa e Penha

Data: 11/9 (a confirmar)

Local: Salão Paroquial de Ibiraquera