Imbituba é uma das 10 cidades brasileiras na Hora do Mamaço

A programação conta com diversas atividades de integração e informação. Avaliação antropométrica, orientação nutricional para lactantes e o Café Mamaço, ocorrem simultaneamente.

                                  

 

Nesta sexta-feira (1) Imbituba integra o seleto grupo de 10 cidades brasileiras a se mobilizarem pelo direito e os benefícios da amamentação. De acordo com dados da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, em inglês) a mobilização será maior apenas nos Estados Unidos, Índia e Porto Rico. Além do Mamaço Coletivo, a programação gratuita oferece oportunidades de troca de conhecimento e integração.


Realizado pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, através da Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, é organizado numa importante parceria com a comunidade e Secretaria de Saúde. Um dos destaques é o Varal Fotográfico, permitindo às mulheres que estão amamentando ou que já amamentaram trazerem suas fotos de amamentação para compartilhar.


A novidade é a oficina de Sling, uma faixa de malha de algodão resistente, que oferece algumas opções de amarração para carregar ou segurar o bebê de forma ergonômica para ele e para a mãe. Tailú Nascimento Silva, que ministrará a oficina explica que não é só um pano para carregar o bebê. “É uma forma de tornar a adaptação ao mundo fora da mamãe mais tranquila e segura. Mantém o bebê junto ao corpo da mãe, sentindo seu cheiro, seu calor, as batidas do seu coração, reforçando o vínculo, a comunicação e o carinho”, afirma.


O uso do Sling também previne cólicas e regurgitamentos, favorece a digestão e é indicado em casos de refluxo, diminuindo o choro e a inquietação. Ainda dá mais segurança à mãe ou pai que, mais conectados com o bebê, compreendem melhor e mais rápido as suas necessidades, como explica Tailú. Duas unidades serão sorteadas na hora do evento para os participantes.

     

            O evento é realizado em Imbituba com apoio do CEREM – Centro de Referência da Mulher, Secretarias de Turismo e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, loja Dona Coruja Baby Store, organização não governamental UOS – Unlimited Ocean Serie, Sabor Caseiro – Pães de Casa, Projeto Baleia Franca e Agência de Imbituba do Banco do Brasil.

 

Confira a programação

 

15h – Abertura

15h30 – Oficina de Sling, com Tailu Nascimento Silva

16h – “Hora do Mamaço”

16h15 – “Conversa Aberta” com a presença de profissionais da saúde

18h – Lançamento do livro: “Mulher e Maternidade: silêncios revelados na escuta da Psicologia”, organizado por Rosa Nadir Teixeira Jerônimo

18h30 – Exibição do filme “O Renascimento do Parto”

 

Atividades durante o evento (com intervalo para “Conversa Aberta”):

– Avaliação Antropométrica, com Enfermeira Aurea Ines Presa  – Secretaria Municipal de Saúde;

– Orientação Nutricional às Lactantes, com Rafaela Cavalheiro

– “Café Mamaço”, com Sabor Caseiro

– “Varal Fotográfico”, para participar leve sua foto impressa amamentando seu bebê.

– Participação do Projeto Baleia Franca sobre a visita das baleias a Imbituba que vem amamentar em nossas águas quentes.

 

Serviço
“Hora do Mamaço” em Imbituba

Data: 01/08/2014

Horário: das 15h às 20h

Local: Rua Nereu Ramos, ao lado do Banco do Brasil (antigo BESC), no Centro de Imbituba

Entrada e participação gratuita

 

Informações e página do evento em:

https://www.facebook.com/events/266560346867310/

 

Os países e cidades participantes podem ser conferidos no site oficial da WABAhttp://worldbreastfeedingweek.org/pledges.shtml

 

Mais informações:

Gláucia Maindra, Bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Secretaria de Cultura, 48 3255-2151 e 48 9926-2111; Aurea Ines Presa, Enfermeira na Unidade de Saúde de Vila Alvorada, 48 9609-5889, via Secretaria de Saúde; Michelle Guterres Pazin, Doula, 48 9926-0507; e Tailu Nascimento Silva, Lactante, 489102-5418.

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Tuliana Rosa/Agência Ômega