Imbituba participa da “Hora do Mamaço”

O movimento internacional acontecerá simultaneamente em diversos lugares do mundo. Em Imbituba, o Mamaço é a principal atividade de um dia de mobilização para o debate da importância da amamentação

 

 

Com o objetivo de unir mulheres pelo direito e benefícios da amamentação, será realizada em Imbituba a “Hora do Mamaço”. O evento é realizado pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, através da Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba, organizado numa importante parceria com a comunidade e Secretaria de Saúde. O Mamaço tem uma programação especial e será realizado na Rua Nereu Ramos, na próxima sexta-feira (1), das 15h às 20h.

A mobilização atenta para a comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e todos estão convidados a participar. “Mães, avós, pais, tios, todos serão bem vindos. Convidamos as mães a trazerem fotos amamentando seus bebês para contribuir com o “Varal Fotográfico” que estará exposto durante o evento e, é claro, integrar a “Hora do Mamaço”, às 16h, que será o ponto alto do dia”, afirma Gláucia Maindra, uma das organizadoras do evento.

O movimento intitulado “Hora do Mamaço” teve início em 2011 quando mulheres foram impedidas de amamentar em público. A partir deste episódio viu-se a importância e necessidade em discutir vários pontos sobre a amamentação, sua valorização e principalmente a liberdade de amamentar quando, como e onde mãe e bebê quiserem. Ressalta-se a importância deste movimento ganhar força e envolver pessoas de todas as idades.

A cidade de Imbituba está inserida no programa internacional da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) como participante e contribuinte da causa. O evento é realizado em Imbituba com apoio do CEREM – Centro de Referência da Mulher, Secretarias de Turismo e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, loja Dona Coruja Baby Store, organização não governamental UOS – Unlimited Ocean Serie, Sabor Caseiro – Pães de Casa, Projeto Baleia Franca e Agência de Imbituba do Banco do Brasil.

 


Sobre o “Mamaço”

 

O “mamaço” em 2012 foi incluído pela AMS – Aleitamento Materno Solidário Brasil na Semana de Aleitamento Materno (SMAM – Semaine Mondiale pour l’Allaitement Maternel) e acontece simultaneamente em várias cidades do país. Também está inserido na WABA , que neste ano traz como tema a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção à amamentação – além da contagem regressiva para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Estudos já demonstraram que são inúmeros os benefícios do aleitamento materno, especialmente o exclusivo, que deve ser mantido, segundo a OMS, por um período de seis meses. Após este período, deve ter a complementação de outros alimentos. Esta recomendação está fundamentada em evidências que comprovam a suficiência nutricional do leite materno, sem a introdução de outro alimento, líquido ou sólido, durante os seis primeiros meses.

O leite materno é o alimento adequado para as crianças nos primeiros meses de vida, tanto do ponto de vista nutritivo e imunológico quanto no plano psicológico. Além de favorecer o vinculo mãe-filho, o ato de amamentar é uma vivência positiva para a mãe e acarreta benefícios físicos e psicológicos para ela também, afirma a Doula Marisa Drexler.

Contudo, a despeito dessas características, a amamentação é, também, uma relação humana, portanto inscrita na cultura e submetida à esfera social inserindo uma complexidade própria ao fenômeno que transcende o aspecto nutricional que lhe é inerente e ultrapassa a díade mãe-filho. Sendo assim, entende-se que a amamentação não é uma prática simples, nem instintiva, ou incorporada ao conhecimento da mulher. Portanto, precisa ser aprendida e compreendida não só por ela, mas, por toda comunidade.

 

Serviço
“Hora do Mamaço” em Imbituba

Data: 01/08/2014

Horário: das 15h às 20h

Local: Rua Nereu Ramos, ao lado do Banco do Brasil (antigo BESC), no Centro de Imbituba

Entrada e participação gratuita

 

Informações e página do evento em:

https://www.facebook.com/events/266560346867310/

 

Confira a programação

 

15h – Abertura

15h30 – Oficina de Sling, com Tailu Nascimento Silva

16h – “Hora do Mamaço”

16h15 – “Conversa Aberta” com a presença de profissionais da saúde

18h – Lançamento do livro: “Mulher e Maternidade: silêncios revelados na escuta da Psicologia”, organizado por Rosa Nadir Teixeira Jerônimo

18h30 – Exibição do filme “O Renascimento do Parto”

 

Atividades durante o evento (com intervalo para “Conversa Aberta”):

– Avaliação Antropométrica, com Enfermeira Aurea Ines Presa  – Secretaria Municipal de Saúde;

– Orientação Nutricional às Lactantes, com Rafaela Cavalheiro

– “Café Mamaço”, com Sabor Caseiro

 

Mais informações

Gláucia Maindra, Bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Secretaria de Cultura, 48 3255-2151 e 48 9926-2111; Aurea Ines Presa, Enfermeira na Unidade de Saúde de Vila Alvorada, 48 9609-5889 via Secretaria de Saúde; Michelle Guterres Pazin, Doula, 48 9926-0507; e Tailu Nascimento Silva, Lactante, 489102-5418.

 

Sinopse do filme

 

O filme no formato documentário “O Renascimento do Parto” retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

Conta com a participação especial do cientista francês Michel Odent, da antropóloga norte-americana Robbie Davis-Floyd, da parteira mexicana Naoli Vinaver, do ator e diretor de cinema Márcio Garcia e sua esposa, a nutricionista Andréa Santa Rosa. Um filme de Érica de Paula e Eduardo Chauvet; Direção, produção executiva e montagem: Eduardo Chauvet; Pesquisa, roteiro e produção: Érica de Paula; Direção de fotografia, som direto e mídias digitais: Rafael Morbeck. Mais informações sobre o filme podem ser acessadas em: http://www.orenascimentodoparto.com.br.

 


Fontes: 
BOSI, M. L. M.; MACHADO, M. T. Amamentação: um resgate histórico. Cadernos ESP [online], Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 17-25, jul./dez. 2005. Acesso em: 24 jul. 2014. Disponível em:

http://www.esp.ce.gov.br/cadernosesp/index.php/cadernosesp/article/view/4/2

 

TAKUSHI, S. A. M., et al. Motivação de gestantes para o aleitamento materno. Rev. Nutr. [online], Campinas, v. 21, n. 5, p. 491-502, 2008. Acesso em: 24 jul. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732008000500002

http://www.waba.org.my/

http://www.aleitamento.com/promocao/conteudo.asp?cod=1931

 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Tuliana Rosa