Qualificação profissional: Imbituba oferece oportunidades

Cursos de camareira, garçom, inglês e espanhol estão com inscrições abertas. É uma oportunidade de qualificação durante o inverno para estar preparado quando surgirem as vagas no verão

A Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash), do Governo de Imbituba, está com vagas abertas para os cursos do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego. As aulas acontecerão no Ceitec – Centro Integrado de Tecnologia e Qualificação Técnica, Social e Profissional de Imbituba.

Estão abertas matrículas para os cursos de Camareira em Meios de Hospedagem (203h) e Garçom (252h), ambos exigem ter idade acima de 18 anos e Ensino Fundamental completo. Para os cursos de Inglês básico e Espanhol básico, a idade mínima é 16 anos e também é necessário ter o Ensino Fundamental completo. O Ceitec funciona no Portal da Vila, Rua Santana, 937, em Vila Nova, com uma extensão na Escola B. M. Joaquim Ramos, no Paes Leme.

A coordenadora do Ceitec, Maria Regina Cardoso, ressalta importância de participar dos cursos durante o inverno. “As oportunidades de trabalho nessas áreas de camareira e garçom geralmente surgem na alta temporada. E também há a oportunidade de aprender uma segunda língua, pois já será um diferencial na hora da contratação. É uma ótima oportunidade”, explica.

Para fazer a matrícula é obrigatório ter em mãos: RG, CPF; Carteira de Trabalho; comprovante de escolaridade; comprovante de residência e NIS (Número de Identificação Social) do CadÚnico para Programas Sociais. As inscrições devem ser feitas na Seash, no departamento SINE, na rua Irineu Bornhausen, nº 396, Centro, Imbituba ou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na rua Cônego Itamar Luiz da Costa, s/nº, Nova Brasília.  Mais informações nos telefones 3255 0608 (Seash) ou 3255 -5223 (Cras).

Quem está no CadÚnico tem direito aos cursos gratuitos, os beneficiários de programas federais de transferência de renda, bem como famílias inscritas no Cadastro Único, com idade entre 16 e 59 anos. Qualquer membro da família poderá se matricular nos cursos, não havendo limite por família. As demais famílias, que ainda não estão cadastradas e que tem renda familiar de até três salários mínimos mensais, podem efetuar seu Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social e Habitação.

 

 

Camareira

 

Camareira em Meios de Hospedagem é uma profissional do eixo turismo, hospitalidade e lazer, que atua em hotéis, resorts, pousadas e spas, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. É responsável pela limpeza, higienização e arrumação, vistoria, reposição dos materiais das unidades habitacionais e áreas sociais, preparando as unidades habitacionais e zelando pelos objetos pessoais, hábitos, preferência e cultura de cada hóspede. Discrição, agilidade e responsabilidade são valores e atitudes imprescindíveis. O curso acontecerá no Ceitec, duas vezes por semana das 19h às 22h30. Terá 203 horas, divididos na unidade curricular:

·         Carreira profissional no turismo;

·         Promoção do trabalho em equipe;

·         Atendimento ao cliente interno e externo;

·         Segurança na governança;

·         Processo de trabalho da camareira;

·         Princípios de economia doméstica;


Garçom

 

O garçom, profissional do eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer, atua em restaurantes, bares e similares, hotéis, clubes e empresa de eventos. É responsável por preparar a estrutura física do salão do restaurante, bar ou similar, atender o comensal e servir alimentos e bebidas. Cortesia, atenção e agilidade são valores e atitudes imprescindíveis para a atuação deste profissional. O curso acontecerá no Ceitec, duas vezes por semana, no período matutino, das 8h às 11h30, com 252 horas, com a organização curricular:

  • Carreira profissional no turismo;
  • Promoção do trabalho em equipe;
  • Boas práticas na manipulação de alimentos;
  • Atendimento e processo de vendas de alimentos e bebidas;
  • Mise-em-place no restaurante;
  • Serviços a mesa;
  • Serviços de bebidas;
  • Iniciação a enogastronomia;

 

Pronatec

 

O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos são ofertados em parceria com instituições de reconhecida qualidade no ensino, Senai, Senat, Sest, Senac, IFSC. O Programa, criado pelo Governo Federal, em 2011, tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente.

Já foram realizados cursos de inglês; eletricista; montador e reparador de computador; operador de empilhadeira; auxiliar de RH; assistente de logística portuária; espanhol e mecânico de automóveis leves. Estão acontecendo, em turmas de 20 a 30 alunos, os cursos de auxiliar administrativo; inglês básico; inglês intermediário; mecânico de automóveis leves; mecânico de motocicleta; costureiro industrial do vestuário; padeiro; encanador; auxiliar de RH e manicure.

A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio das secretarias de assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos.

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz