Documentário “O Renascimento do Parto” será exibido em Imbituba

O objetivo é apresentar dados e questionar os partos no Brasil. A participação é gratuita e será neste sábado, no Teatro Usina.

 

Pensar sobre a questão do parto no Brasil é o objetivo do documentário “O Renascimento do Parto” [90 min], que será exibido em Imbituba neste sábado (17), às 16h no Teatro Usina. A entrada é gratuita. O evento é aberto à comunidade, em especial às pessoas que planejam ter filhos, gestantes e seus familiares. Haverá uma roda de conversa para troca de ideias entre os participantes e técnicos da área da saúde, além de sorteio de brindes para os participantes.


De acordo com Gláucia Maindra, uma das organizadoras do evento o foco é colocar o tema em debate e desmitificar o parto normal. “O filme é revelador e vai na contramão da cultura de aterrorizar famílias e sistematizar nascimentos, dados do filme apontam que é 5,9 vezes maior as chances de morbidade materna grave nas cesáreas; que a mortalidade em cesáreas é 2,9 vezes superior do que mortalidade em partos vaginais; e que os bebês nascidos de cesariana tem 5 vezes mais chance de desenvolver alergias”, comenta.


A exibição do documentário vai ao encontro da campanha lançada pelo Sistema Brasileiro de Saúde – SUS, seguindo recomendações globais da OMS, por menos cesarianas, pois está sustentando a prática da cesárea em função de mitos como: “parto seco”, “não teve dilatação”, “a criança passou do tempo”, “está com o cordão no pescoço”, entre outros. O evento é uma realização da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Secretarias de Cultura e Saúde do Governo de Imbituba, em parceria com a Cia. Desmontagem Cênica e com o apoio da loja Dona Coruja Baby Store. 


Mais informações sobre o filme e o tema podem ser encontrados no site: http://www.orenascimentodoparto.com.br e página do evento em https://www.facebook.com/events/1452128695028030/

 

Serviço

 

Exibição do documentário O Renascimento do Parto

Data: 17/05/2014

Horário: 16h

Local: Teatro Usina

Entrada gratuita

 

Sinopse

 

 O filme no formato documentário “O Renascimento do Parto” retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.


Conta com a participação especial do cientista francês Michel Odent, da antropóloga norte-americana Robbie Davis-Floyd, da parteira mexicana Naoli Vinaver, do ator e diretor de cinema Márcio Garcia e sua esposa, a nutricionista Andréa Santa Rosa. Um filme de Érica de Paula e Eduardo Chauve; Direção, produção executiva e montagem: Eduardo Chauve; Pesquisa, roteiro e produção: Érica de Paul; Direção de fotografia, som direto e mídias digitais: Rafael Morbeck.

 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Carol Dias