Condutores ambientais são credenciados
Uma nova forma de trabalhar, muito mais organizados,preparados e com mais conhecimento. Assim agora estão os condutores ambientais,que realizaram um curso de aperfeiçoamento e formação junto ao IFSC (InstitutoFederal de Santa Catarina) e foram oficialmente credenciados pela secretaria deTurismo.
Os condutores receberam o crachá de identificação e jáestudaram pelo menos 10 trilhas em Imbituba onde grupos podem ser conduzidoscomo a trilha da Caixa D’Água, do Farol, da Praia D’Água até aRibanceira, do Ouvidor até a praia do Rosa, da Lagoa de Ibiraquera até a Barra,de Itapirubá, Morro da Antena e ainda a outras que devem entrar no cronogramade trabalhos.
A diferença do trabalho dos condutores é a capacidade deavaliar e preservar o espaço e não apenas mostrá-lo. “O curso surgiu apartir de uma instrução normativa do ICMBio para os condutores atuarem em áreasde preservação ambiental de forma a não apenas de receber o turista, mas tambémavaliar impactos nas trilhas naturais”, explica a professora do IFSC,Elisa Martins.
A primeira turma de Imbituba formada já se organizou e todosos condutores integram o Taia Terra, associação onde é possível encontrar oscondutores de acordo com cada região. “Estes condutores formados aquihoje estão qualificados a realizar um trabalho seguro e de qualidade e montaramuma proposta de trabalho em parceria com todos os órgãos relacionados, o que éfundamental e muito positivo para quem deseja conhecer as trilhas de Imbituba esuas belezas naturais”, resssalta Leandro Ribeiro, secretário de Turismo.
A reunião também contou com a chefe da Área de PreservaçãoAmbiental da Baleia Franca, Maria Elizabete, que destacou a importância dequalificação desta atividade. “Com uma equipe capacitada é possívelinclusive realizar trilhas para o avistamento de baleias por terra, o queagrega muito valor ao nosso trabalho”, salienta.