Pré-FAM 2013 exibe em Imbituba o melhor do cinema Mercosul

Entre os dias 14, 15 e 16, Imbituba volta a ser sede do cinema do Mercosul. O Pré-FAM 2013 acontece no Teatro Usina, e assim como aqui, vai levar a 16 cidades de Santa Catarina os filmes vencedores do festival no ano passado. A mostra acontece um mês antes do 17º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2013.

Ao todo, são exibidos cinco programas, nos três dias de exibição na cidade, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Secretaria de Cultura da Prefeitura de Imbituba. Na programação serão exibidos 13 curtas, longas-metragens de ficção e documentários.

Entre os curtas, Quando Morremos a noite, de Eduardo Morotó, Melhor Filme do Júri Oficial da Mostra de Curtas Mercosul; Ser Tão Cinzento, de Henrique Dantas, Melhor Documentário pelo Júri Oficial; Fibra, de Fernando Evangelista e Juliana Kroeger, Melhor Filme da Mostra Catarinense; “L”, de Thais Fujinaga, Melhor Direção pelo Júri Oficial e Melhor Filme pelo Júri Popular da Mostra de Curtas, e Lápis de Cor, de Alice Gomes, Melhor Filme pelo Júri Oficial e Popular da Mostra Infantojuvenil.

Os longas-metragens são os documentários vencedores da mostra DOC-FAM, O Liberdade, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, Melhor Documentário pelo Júri Oficial, e Iván – de volta para o passado, de Guto Pasko, vencedor pelo Júri Popular.
A ideia é descentralizar e democratizar o acesso às produções do cinema do Brasil e países vizinhos em todas as regiões do estado, para públicos muito diversos e com entrada gratuita.
Serão mais de 70 sessões, entre 13 e 22 de maio. A programação passa por Itaiópolis, Xanxerê, Mondaí, Seara, Laguna, Criciúma, Imbituba, Irineópolis, Salto Veloso, Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Araranguá, Xaxim, Chapecó, Lages e Florianópolis.