Casan e prefeitura tomam providências na questão do esgoto

Uma parceria entre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e o Governo Imbituba, através da Vigilância Sanitária, promove desde o início desta semana, a fiscalização de esgoto em todos os imóveis dos bairros que deveriam estar conectados à rede.

O coordenador de fiscalização de esgoto da Casan, Luiz Carlos Alves Libanio, que veio direto de Florianópolis para especializar a Vigilância neste tipo de inspeção, explica que o objetivo principal é conscientizar as pessoas de que o bom funcionamento da rede depende delas. “Se alguns esgotos nos imóveis estiverem irregulares, prejudicam toda a comunidade. Esses problemas que o Paes Leme sofre com o transbordo são mais uma questão de ligações domésticas incorretas, de pessoas que conectam o esgoto direto nas redes pluviais”, esclarece.

Para saber se o esgoto doméstico está regular, os funcionários da fiscalização jogam corante azul no vaso sanitário e dão descarga. Em seguida, o coordenador Luiz Carlos verifica se a água corantizada passou pelo canal correto. Depois a equipe alterna para o corante vermelho e colocam na pia da cozinha, no tanque de lavar roupa e em calhas de chuva. Assim prossegue a revista em toda tubulação.

“A fiscalização só pode ser completa e eficiente com a união da Casan, prefeitura e moradores”, alega o coordenador.

Na casa do presidente da Associação de Moradores do Paes Leme, Jarí Dalbosco, tudo certo. “Foi isso que pedimos em audiência pública na Câmara de Vereadores, e essa é a minha luta, para que houvesse mais fiscalização. Faço questão que aconteça a inspeção para que quem faz certo não pague pelo erro dos outros”, salienta. “Às vezes a pessoa compra uma casa e não conhece a tubulação. É preciso haver mais assiduidade no policiamento dos órgãos às residências”, ressalta Dalbosco.

Na tarde desta quarta feira, dia 15, os trabalhos foram encerrados no bairro do Paes Leme. Nesta quinta inicia no o Centro da cidade, onde será vistoriado também o comércio, especialmente bares e restaurantes.

Rede pluvial com esgoto é um grande problema

 

Um dos grandes problemas que a região enfrenta é o transbordamento de água de chuva no esgoto, por isso necessita-se entender o que é rede pluvial.

Rede pluvial é o lugar onde a água que provém das chuvas é coletada por sistemas urbanos de saneamento básico, nos chamados esgotos pluviais, sendo posteriormente lançadas nos cursos d’água, lagos, lagoas, baías ou no mar. No bairro do Paes Leme, por exemplo, em alguns casos, as águas pluviais juntam-se ao esgoto doméstico na tubulação destinada à rede pluvial. Esta situação é totalmente errada e prejudica a comunidade e o meio ambiente.

Caminhões desobstruidores com hidrojato e hidrovácuo da prefeitura desentopem vários canais no Paes Leme. Um dos piores casos de entupimento é quando as pessoas ligam a caixa de gordura à rede pluvial. A gordura endurece ao ponto de provocar transbordamento de esgoto em vários locais.