Imbituba busca solução para prejuízos da resolução 72

O prefeito José Roberto Martins esteve na manhã desta segunda-feira, dia 7, em Florianópolis, para uma reunião com o Governo do Estado e sociedade civil organizada, para discutir o que fazer com os problemas gerados pela aprovação do projeto de resolução 72 do Senado. Neste primeiro encontro já as primeiras medidas: criar um grupo de trabalho para trazer soluções e fortalecer os setores atingidos e busca criar um mecanismo de crédito com condições especiais para os prejudicados.

A resolução 72 prevê o fim da guerra fiscal dos portos e a unificação da alíquota do ICMS em 4%. Para tentar minimizar esse prejuízo a partir de 2013, o grupo de trabalho terá 30 dias para construir um plano de ações, formuladas com a participação de todos os afetados, para fortalecer os setores de logística e comércio exterior, além das indústrias que hoje se beneficiam da importação de matéria-prima para produzir conteúdo manufaturado mais competitivo.

“Vamos reunir a comunidade portuária para apresentar sugestões e minimizar o grande impacto que essa resolução terá em Imbituba”, diz o prefeito Beto Martins.

Beto Martins prevê para Imbituba um prejuízo mensal de R$ 500 mil em arrecadação. Em nota, o Porto de Imbituba informou que deve ter uma queda de 15% na movimentação portuária.