VOTORANTIM CIMENTOS INAUGURA

Nova planta adiciona 1,1 milhão de toneladas de cimento por ano ao mercado Catarinense e reforça abastecimento da região Sul

Imbituba, 29 de julho de 2011 – Com a presença do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, e do presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka, foi realizada hoje a solenidade de inauguração da nova fábrica da Votorantim Cimentos em Imbituba, Santa Catarina.

A planta, que iniciou a produção de cimento em 14 de junho, recebeu investimento de R$ 90 milhões e gerou 450 empregos diretos e indiretos durante sua construção. Terá capacidade para adicionar 1,1 milhão de toneladas de cimento por ano ao mercado regional.

A empresa está iniciando também a operação de uma nova fábrica em Vidal Ramos, na região do Alto Vale do Itajaí. Com isso, a Votorantim Cimentos quadriplica sua capacidade produtiva no estado de SC, adicionando 1,9 milhão de toneladas anuais ao mercado regional.

“Com três unidades em operação no estado, a Votorantim Cimentos terá capacidade para produzir 2,4 milhões de toneladas de cimento por ano em Santa Catarina, volume suficiente para sustentar o forte crescimento local. Com isso, o estado deixa de ser importador e passa a exportar cimento para os demais mercados da região Sul”, destaca Walter Schalka, presidente da empresa.

As novas fábricas fazem parte do plano de expansão da Votorantim Cimentos que consolida um investimento de R$ 5 bilhões entre 2007 e 2013. As plantas possuem a mais avançada tecnologia em gestão ambiental e processo de produção, tendo recebido investimento total de 440 milhões de reais. Além das duas novas unidades, a empresa conta ainda com uma fábrica no município Catarinense de Itajaí, que produz 500 mil toneladas de cimento por ano.

Durante o processo de implantação, a empresa ofereceu cursos de capacitação profissional para moradores de Imbituba e Vidal Ramos. Um dos programas implementados foi o “Futuro em Nossas Mãos”, que qualifica profissionais para o mercado de trabalho da construção civil. O programa existe desde 2003 e já formou mais de 8 mil pessoas em todas as regiões do País. Outro programa desenvolvido foi o “Evoluir”, que capacita trabalhadores para atuar na operação de fábricas.

Uma iniciativa de destaque da empresa na região foi a criação do “Conselho Comunitário” nas duas cidades. Formado por representantes do comércio local, associação de moradores, poder público, organizações sem fins lucrativos e funcionários da Votorantim Cimentos, o principal objetivo do Conselho é criar um canal de comunicação, engajamento e relacionamento permanente entre a fábrica e a comunidade, e com isso implantar projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do município.

As fábricas fazem parte da estratégia da empresa que busca atender à descentralização e interiorização do consumo de cimento no País. Ao final de 2013 a empresa terá aumentado sua atual capacidade de produção para 42 milhões de toneladas por ano e terá consolidado um investimento de 5 bilhões de reais em 22 projetos, incluindo modernização de ativos e novas plantas, consolidando um total de 35 fábricas de cimento no país, com destacada atuação em todas as regiões.

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos está entre os dez maiores players globais no segmento de materiais básicos de construção (cimento, concreto, agregados e produtos complementares), com forte presença nacional e nas Américas. No Brasil, mantém a liderança de mercado, com 40% de participação. Ao todo, possui cerca de 50 unidades de produção de cimento, agregados e argamassas, considerando ainda 70 centros de distribuição e 90 centrais de concreto. Comercializa mais de 40 produtos, com destaque para as marcas Votoran, Itaú, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa, Matrix e Engemix.

Na América do Norte opera integralmente seis fábricas e mais de 120 unidades de concreto e agregados nos Estados Unidos e Canadá. Na América do Sul, mantém relevantes participações acionárias em unidades na Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai e anunciou em 2010 sua entrada no mercado peruano por meio de uma participação acionária de 29,5% na Cementos Portland.

Em 2010, a Votorantim Cimentos registrou receita líquida de R$ 8,5 bilhões e produziu 26 milhões de toneladas de cimento. Consolidou sua expansão internacional ao adquirir participação de 21,2% na portuguesa Cimpor, uma das maiores empresas de cimento do mundo, com operações em 12 países da Europa, África e Ásia.

Com 11 mil funcionários, a empresa está entre as 150 Melhores para Trabalhar do Guia Você S.A./Exame. É parte integrante do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina, com atuação destacada nas áreas industrial, finanças e novos negócios.