Campanha Nacional de Vacinação contra influenza inicia dia 25

A Secretaria de Saúde, através da equipe de vacina organizou uma reunião com os enfermeiros das 13 equipes referência da Estratégia Saúde da Família (ESF) para discutirem as últimas ações para o início da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que inicia no próximo dia 25 e estende-se até o dia 13 de maio, tendo o dia 30 de abril estabelecido como o dia “D” em todo o Estado.

            Além dos idosos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados trabalhadores de Saúde das unidades que fazem atendimento e os povos indígenas. Também serão contempladas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos além das gestantes. Para os doentes crônicos a vacinação não será disponibilizada, como ocorreram nos anos anteriores, somente mediante pedido médico e após liberação da dose na Gerência de Saúde.

            De acordo com a Coordenação de Vacina a cidade tem que atingir a meta estipulada de 6.689 pessoas. Os enfermeiros ressaltam ainda a importância da vacinação. “Temos que frisar a população de que a vacina não dá gripe, o vírus ejetado é morto e inativo e serve somente para a produção de anticorpos”, afirmam.

            Este ano, a vacina será trivalente, ou seja, terá a finalidade de combater três tipos de vírus, dentre eles, o H1N1.