Duas novas creches são entregues à comunidade
O Centro Municipal de educação Infantil Juci de Souza Santos, no Arroio, vai atender cerca de 50 crianças e teve um investimento de R$ 110 mil. Com projeto inovador, ecologicamente correto, além de outras características, possui teto com vegetação que auxilia no conforto térmico.
O nome da unidade foi escolhido por Juci ter sido uma mulher atuante na comunidade, trouxe ao mundo centenas de bebês com seu trabalho de parteira. Ela também foi doadora do terreno onde foi construída a Escola Municipal Terezinha Pinho de Souza e onde está localizado o posto de saúde da comunidade.
Familiares de Juci prestigiaram o evento e agradeceram o reconhecimento no trabalho realizado por ela na localidade.
Raquel Terezinha Duarte, coordenadora da creche lembrou que, quando chegou ao bairro há cerca de seis anos, a escola municipal tinha apenas duas salas de aula e o posto de saúde em situação precária. “Vimos a cada dia o carinho com que a administração municipal tem olhado por esta comunidade”, relatou.
A secretária de Educação Leda Susana Pamato, observou que a educação infantil na cidade começou nos anos 80, com creches domiciliares e em salões paroquiais. “Em Imbituba a educação infantil faz a diferença. Hoje são atendidas crianças de zero a seis anos em quatorze centros”, enumerou.
Para o prefeito esta unidade é um marco: “esta é mais uma obra das muitas que já entregamos e das que entregaremos até
Da mesma forma, o Centro Municipal de Educação Infantil Doraci de Souza Spillere, foi acompanhado de filhos, netos e bisnetos emocionados da professora que por 12 anos alfabetizou crianças da comunidade.
Outro investimento de mais de cem mil reais, que vai atender 30 crianças da comunidade, dando oportunidade para as mães que precisam trabalhar para ajudar na renda familiar, mas não tem com quem deixar seus filhos.
Mais um centro infantil será entregue ainda no primeiro semestre deste ano na comunidade de Ibiraquera.
Os dois eventos contaram ainda com a presença do Major Evaldo Hoffmann, comandante da Polícia Militar de Imbituba, dos vereadores Elísio Sgrott e Luís Dutra, autores do projeto de Lei que nomeou a creche de Araçatuba, além Dorlin Nunes, e o suplente de vereador Ademar Teixeira; Nilda Damázio, coordenadora do Ceja; os secretários Jaison Cardoso (Sedurb), Cadir Cargnin (Seinfra), Valéria Rodrigues (Sedesth), Evaldo de Souza (Agricultura), Ivan Vitório (SDR/Norte), Madalena Nunes (Saúde); Gilberto Pereira, Presidente da Associação de Moradores de Araçatuba; Edna Luiz Pereira, Presidente do Conselho Comunitário do Arroio e presidente da APP.