Crianças se divertem com o Papai Noel

Uma tarde inteira de alegria, diversão e muitas brincadeiras. As crianças do Serviço de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil de Imbituba fizeram a festa na última terça-feira (14), comemorando o encerramento do ano. Além de piscina de bolinhas, cama elástica, pula-pula e atividades recreativas, a garotada vibrou com a chegada do Papai Noel, que veio entregar muitos presentes antecipando o Natal. O coro para chamar o bom velhinho mostrou o carinho que as crianças têm por essa figura tão especial.

Depois de abrirem os presentes, doados por empresas parceiras, um lanche especial: cachorro quente, refrigerante, pipoca, tudo o que eles mais gostam. A equipe do programa fez também o sorteio de brindes-surpresa para as famílias presentes. A confraternização é realizada todos os anos pelo Serviço de Enfrentamento, a fim de proporcionar um dia de lazer e boas lembranças a todas as famílias atendidas.

De acordo com a coordenadora do programa, Elisângela Pereira, são mais de 100 crianças participantes, que recebem atendimento psicológico e social, com a ajuda de profissionais especializados: psicóloga, educadora social, assistente social. As famílias são encaminhadas para o programa pelo Conselho Tutelar e a equipe faz um levantamento psicossocial para avaliar como proceder em cada caso. Elisângela percebe uma grande melhora no comportamento das crianças, depois que entram para o programa. “Elas se identificam e gostam muito da equipe, ficam bem mais sociáveis e a convivência familiar também muda para melhor. É um grande desafio, mas sempre conseguimos alcançar bons resultados”, conta a coordenadora.

E as ações não param por aí. Através da Família Acolhedora do programa, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social são amparadas e recebem todo o amor e carinho de um ambiente familiar saudável, por um período. Uma das famílias participantes do projeto em Imbituba, que pratica esse gesto de solidariedade, já acolhe crianças há cinco anos e pretende continuar ajudando. Que sirva de exemplo para outras famílias.