Programa DST/HIV/AIDS de Imbituba agora com logomarca
A logo foi feita a partir de uma marca já conhecida do Município, a calda da baleia franca, e foi utilizado cores do município junto ao laço vermelho do programa DST/HIV/AIDS. “Foi um consenso entre a equipe e a Secretária de Saúde ”, destacou.
O programa atende atualmente mais de 600 pessoas ao mês, realiza exames para o HIV e sífilis em demanda espontânea e gestantes , atendimento especializado para os portadores e doente de AIDS como: consulta médica, psicológica, atendimento social, grupos terapêuticos para pessoas vivendo e convivendo com HIV e AIDS. Os pacientes cadastrados no programa fazem acompanhamento sorológico realizando exames quatro vezes ao ano ou duas vezes conforme preconiza o ministério da Saúde, e também recebem toda medicação.
A Coordenadora explica que a medicação tem um custo bem elevado, e o Brasil, através do Ministério da Saúde, é o único país do mundo a disponibilizar os remédios.
Segundo estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde (2009), o grupo mais atingido hoje pela AIDS são crianças e adolescentes (
O Programa DST/HIV/AIDS tem sua sede localizada na Unidade Sanitária Central e possui uma equipe composta por psicólogo, assistente social e médico.