Imbituba se prepara para elaborar o Plano de Saneamento Básico Participativo

O que é saneamento básico? Qual é a responsabilidade do Governo Municipal e sua população sobre este tema? E a água, qual a contribuição que cada um dá para a preservação deste elemento?

Estes foram alguns dos questionamentos que o Engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB), José Francisconi, fez na audiência pública realizada na noite de ontem (24), na Câmara de Vereadores de Imbituba que tratou sobre o Plano de Saneamento Básico Participativo de Imbituba

Francisconi explicou que no Plano de Saneamento que prevê ações acerca de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais, serão definidas as prioridades de investimento a curto, médio e longo prazo.

O Secretário da SEDURB, Ramiris Ferreira, adiantou que todas as decisões para elaboração deste Plano serão tomadas em conjunto com a sociedade através da audiência pública, pois cada região tem sua particularidade. As audiências serão realizadas nos bairros de Itapirubá, Boa Vista, Guaiúba, Vila Nova, Nova Brasília, Arroio, Ibiraquera, Penha e Centro.

O Presidente da Câmara e Vereadores, Christiano Lopes, salientou que mais uma vez Imbituba sai na frente com a preocupação do meio ambiente, referindo-se a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Paes Leme, uma obra pioneira do atual governo que registra para o Município um salto de 0 para 15 % na cobertura de saneamento básico. “Ainda está muito aquém do que esta administração almeja e projeta, mas com o plano de saneamento teremos novos avanços”, destacou o Secretário de Articulação Política, Cadir Cargnin.

Durante a explanação, o Engenheiro Francisconi lamentou que o Estado de Santa Catarina possui um dos piores índices de saneamento do país, e que Imbituba pode ser um exemplo para o estado neste quesito. “ A sociedade tem que nos ajudar, comparecer as audiências, debater, para que possamos ser ágeis e eficazes neste processo. Imbituba é uma cidade que esta crescendo visivelmente a cada ano e em muito pouco tempo sairemos dos atuais 40 mil habitantes para 60, 80, e este crescimento tem de ser planejado antecipadamente”.

A próxima audiência pública acontece dia 29, no salão paroquial de Itapirubá a partir das 18:30 horas.

 

 

Próximas audiências:

 

30/06 Boa Vista- 18:30 horas salão paroquial

01/07 Guaiuba- 18:30 horas salão paroquial

06/07 Vila Nova- 18:30 horas salão paroquial

07/07 Nova Brasília- 18:30 horas Centro Comunitário

08/07 Arroio- 18:30 horas salão paroquial

13/07 Ibiraquera- 18:30 horas salão paroquial

14/07 Penha 18:30 horas salão paroquial

15/07 Centro- 18:30 horas salão paroquial

25/08 Câmara de Vereadores de Imbituba- 18:30 horas