Alunos do Pescando Letras recebem certificado

A expectativa de um futuro promissor encheu de alegria o coração de cada um dos 112 pescadores na solenidade de formatura do Projeto de Alfabetização de Pescadores e Pescadoras Artesanais, acontecida na sexta feira (23), no Centro de Gestão de Educação em Saúde (CEGES).

O projeto foi realizado por intermédio do Ministério da Pesca e Agricultura, Embaixada de Cuba e a Associação Comunitária de Ação Social além da parceria do Governo Municipal através das Secretarias de Agricultura e Pesca e Educação, Cultura e Esporte.

As aulas aconteceram no período de defeso respeitando as diferenças e o modo de vida dos pescadores e tiveram a duração de 4 meses, tempo suficiente para alfabetizar através da metodologia cubana “Sim, Eu Posso”

Presente no evento o Ministro do Estado da Pesca e Agricultura Altemir Gregolin lembra que o programa visa atender a necessidade urgente de alfabetização dos pescadores e pescadoras profissionais, agricultores e agricultoras familiares jovens e adultos, numa perspectiva de educação continuada, tomando em consideração o contexto sócio-político dessa população. “Oferecendo essa oportunidade aos pescadores e agricultores, estamos resgatando a cidadania, oportunizando cada um deles a desfrutarem de seus direitos universais, desbravando um mundo novo, oferecendo-lhes uma oportunidade de voltarem a estudar e assumir corajosamente, uma posição diante do mundo e da sociedade”, destaca.

Para o Prefeito José Roberto Martins esse é um momento de plena satisfação e maturidade na política de Imbituba. “Não paramos por aí, daremos a oportunidade de cada um dos formandos presentes dar continuidade a seus estudos através de cursos e do CEJA, que agora está sendo coordenado pelo município”, informa.

Segundo o Prefeito o incentivo aos estudos faz com que, cada vez mais, os governos federal, estadual e municipal tenham mais comprometimento em investir com qualidade, vendo o cidadão como cidadão.

Emocionada, a representante dos alunos formandos Marilda Duarte Dallago destaca a importância do momento para cada um dos pescadores e agricultores. “Estamos muito satisfeitos e surpreendidos com nossa própria capacidade de nos alfabetizar em tão pouco tempo, graças ao empenho de toda equipe. “Sim, Nos Podemos”, conclui.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem feita a menina Maria Eduarda de Souza Victorio, de 9 anos que juntamente com sua avó compareceu a todas as aulas oferecidas pelo projeto e foi alfabetizada. Na oportunidade o Ministro Gragolin prestigiou a menina com uma placa de reconhecimento e superação de seus limites e desenvolvimento da sua aprendizagem. “Parabenizamos essa criança pela busca continua da educação e fazemos votos que continue desenvolvendo-se e adquirindo novos conhecimentos”, ressalta.

A solenidade contou ainda com a presença da Conselheira Econômica e Comercial da Embaixada de Cuba Maria Emília Cabreira, do Secretário de Planejamento e Orçamento do Ministro da Pesca e Agricultura Manoel Vian, do Superintendente Federal da Pesca e Agricultura de Santa Catarina Cezer Luiz Cerutti, Articuladores Nacional do Projeto Pescando Letras Romi Bencke, Presidente da Câmara de Vereadores Christiano Lopes de Oliveira, Diretora Municipal da Educação Adriana de Souza Miguel e autoridades municipais.