Comunidades discutem Plano Municipal de Habitação

As comunidades de Vila Nova Alvorada, Nova Brasília e Vila Nova realizaram, durante essa semana, reuniões coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Habitação (SEDESTH), através da Diretoria de Habitação para a elaboração do plano Municipal de Habitação (PLHIS).

Segundo a Supervisora do Departamento de Habitação Rosinete Delfino Laurindo, o município de Imbituba vem desde 2008 elaborando o PLHIS, direcionado a elaboração de políticas públicas que viabiliza o direito a moradia digna e segura. “O PLHIS é uma exigência do Ministério das Cidades para acesso a recursos federais, através dos fundos de habitação de interesse social. Depois de concluído é revisado anualmente pelo Conselho de Habitação”, explica.

Para Rosinete, o Público alvo do plano são as famílias que possuem renda familiar de até três salários mínimos prioritariamente. “O planejamento de políticas públicas voltadas para a problemática habitacional requer o envolvimento de diversos segmentos sociais, tendo em vista sua complexidade. Dessa forma foram organizadas reuniões comunitárias nos bairros onde há maior fluxo de habitantes, com o intuito de envolver vários agentes sociais na elaboração do PLHIS”, informa.

Durante a reunião, representantes da empresa LOGOS deram assessoria na elaboração do plano. Inicialmente foi realizada uma explanação do atual déficit habitacional no Brasil e um breve histórico da história de implantação da política de habitação a qual iniciou com a constituição federal de 1988.

Posteriormente foi mostrado o resultado do censo habitacional realizado no município com parceria dos agentes de saúde, o qual reproduz um diagnóstico mais preciso da realidade de Imbituba. “Para discutir ainda mais o plano haverá ainda, uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores no dia 08 de abril, às 19 horas, levando em conta a importância do desenvolvimento do processo para a população de Imbituba”, relata.