Cerca de 700 crianças e adolescentes do município participam do “Recreio nas Férias”
Através do Projeto Segundo Tempo, realizado pelo Ministério dos Esportes em parceria com o Governo Municipal deu início nesta segunda (25), em sete bairros distribuídos pelo município o “Recreio nas Férias”.
Crianças de 7 a 17 anos das comunidades de Divinéia, Roça Grande, Campo da Aviação, Mirim, Nova Brasília, Arroio e Ibiraquera, foram inscritas através do projeto para participarem de uma semana de pura diversão acompanhados dos professores de Educação Física e monitores incluindo passeios, brincadeiras, gincanas, teatros, todos voltados ao meio ambiente.
Para a Diretora de Esportes Michela Freitas, distribuídas em sete escolas ou centros comunitários, cerca de 700 crianças foram inscritas para passar o dia em pleno “recreio”. “Essa é uma oportunidade única para nossas crianças e adolescentes que passam a maior parte de suas férias ociosas, sem ter uma atividade educativa para fazer”, destaca.
Segundo a monitora Vanessa da Rosa toda a equipe tem que seguir seis eixos que norteiam as brincadeiras como cultural, turístico, intelectual, manual, físico e social. “As crianças ficam conosco das 9h às 16 horas, fazem três refeições diárias e aproveitam o máximo as atividades selecionadas pela equipe”, conta.
A menina Jéssica Teixeira Nascimento, de 11 anos, que participa do Recreio nas Férias no Centro Comunitário da Divinéia foi a vencedora do desenho mais bonito e conquistou pontuação para sua equipe, da Praia D’água. “A tarde está sendo maravilhosa, aqui fazemos mais amigos e nos divertimos muito”, ressalta. Quanto questionada sobre o desenho, Jéssica disse ter se baseado nas formas de conscientizar as pessoas do bairro onde mora. “Desenhei um bairro florido e com muitas lixeiras e com os lixos todos dentro das lixeiras, dever de todas as pessoas”, completa.
Michela destaca ainda a colaboração voluntária das mães. “Contamos com o apoio das mães de algumas crianças que se prontificam a fazer as refeições, esse contato é muito gratificante”.
O Projeto conta ainda com o apoio da Instituição Contato, Banco do Brasil e Eletrosul.
Durante toda semana o núcleo fará passeios na ilha do farol, no museu da baleia e recreação na área do Imbituba Games.