Projeto ensina vida saudável através da arte

Uma maneira de despertar nas crianças a criatividade e a consciência para uma alimentação mais saudável. Essa é a ideia do projeto Arte por toda parte, que está animando as aulas na Escola Padre Itamar Luiz da Costa, do bairro Guaiúba.

No dia 1 de julho, os alunos das séries iniciais passaram a tarde brincando e aprendendo sobre as frutas. Junto com as professoras, eles foram até o Sacolão da Vila Nova, onde escolheram tudo o que gostariam de levar para montar o seu próprio prato de frutas. Além de ter o contato com cores, formas e aromas, as crianças ainda conheceram a rotina da compra de frutas na feira. Cada um levou uma moeda, simbolizando a compra dos produtos.

Mas a surpresa veio em seguida: na volta à escola, os pequenos participaram de uma atividade gostosa e divertida, construindo a “mandala de frutas”. Com a ajuda de alunos do sexto ano, as crianças soltaram a criatividade e usaram as frutas escolhidas na feira para montar uma mandala, misturando arte e alimentação saudável.

A intenção é expandir a ação para outras escolas do município. Na escola da Guaiúba, cerca de 350 alunos participam das atividades. “Não se trata apenas de estimular as crianças a comerem frutas, mas de tocá-las com a arte e a linguagem sensível. Queremos ensinar o valor das frutas e verduras para a nossa qualidade de vida”, explica a idealizadora, Patrícia Reis de Souza.

Professora da rede municipal há cerca de dois anos, ela já mobilizou toda a escola para o trabalho de conscientização. Até os pais já participaram de oficinas para compreender a importância da alimentação saudável.

Segundo Patrícia, as atividades auxiliam não só na criatividade, mas no aumento da concentração e da autoestima dos alunos. “É lindo ver como eles criam amor pela natureza e pela arte. E o mais importante é que eles levam isso para casa”, afirma.

Oficinas envolvem toda a escola

Um dos objetivos do projeto Arte por toda parte é unir toda a comunidade escolar. Alunos de todas as séries, equipes de professores e funcionários, todos entram na brincadeira com teatro, música, e até aulas de pintura com essências da terra. Recentemente, os alunos começaram a pintar todas as paredes da escola com arte em graffiti.

A aluna do sexto ano Laisa Martinho Luiz aprendeu a fazer um suco verde. “Achei muito interessante quando vi a professora fazendo o suco. É um incentivo para fazermos em casa também. Conheci até frutas que eu nem sabia que existiam”, conta.

Para a diretora da escola, Adriana da Silva, as atividades complementam o trabalho realizado durante todo o semestre. “Estamos dando continuidade ao conteúdo, que trabalha muito com a saúde. Com esse projeto, conseguimos ensinar para as crianças o gosto pelas frutas, criar hábitos mais saudáveis e aguçar a vontade deles. Além de estimular o amor pela arte. A nossa intenção é que isso seja repassado para as famílias”, comenta.

*Ação ocorrida no dia 1/7/16 e publicada em 7/10/16 devido ao período eleitoral.