Entrevista coletiva: Secretária de Educação fala das ações realizadas em 2023 e destaca o planejamento da SEDUCE para 2024
Na tarde desta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) realizou uma Coletiva de Imprensa na Sala de Reuniões da Prefeitura de Imbituba. A Secretária da SEDUCE, Rafaela Pereira de Mello, acompanhada do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, de secretários municipais e vereadores, destacou as realizações feitas pelo município em 2023.
Ao longo da coletiva, a representante da educação municipal destacou a valorização dos professores, a compra de materiais para os docentes (entre eles, notebooks para todos os efetivos), a gestão democrática com a eleição dos diretores (escolhidos pela comunidade escolar), o lançamento da proposta curricular, a aplicação do piso nacional da categoria, o abono aos motoristas, a regulamentação da hora atividade, bem como, o concurso público para a efetivação de professores, merendeiras e monitores para o transporte escolar.
Outro ponto importante apresentado aos jornalistas, foi o investimento em formação continuada. Destaque para o treinamento de primeiros socorros feito pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) aos servidores de todas as instituições de ensino de Imbituba.
A secretária Rafaela tratou, também, das reformas e ampliações nas escolas e Centros de Educação Infantil (CMEI). Estre as melhorias, a recuperação da creche Maria Virgínia Soares, em São Tomaz, da Escola Básica Padre Itamar Luiz da Costa, no bairro Guaiuba, da Escola Municipal Belarminda da Souza Pires, no Campestre, da Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos, no Paes Leme, da Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC), em Vila Nova Alvorada, do CMEI Laura Perfeito, em Vila Nova, e do CMEI Maria Lopes da Silva, em Vila Santo Antônio.
Para 2024, serão finalizadas as reformas e ampliações no Centro de Educação Infantil Altona, em Nova Brasília (fevereiro de 2024), no CMEI Coração de Mãe, em Ibiraquera (fevereiro de 2024) e na creche Alceu Rochadel da Silva, em Vila Nova Alvorada (fevereiro de 2024). Além disso, já foram adquiridos, com recursos da prefeitura, três ônibus escolares para o atendimento aos estudantes do município.
Sobre as metas para 2024, os representantes do município falaram da intenção de construir uma escola em tempo integral na região norte do município, da construção de uma creche no bairro Alto Arroio, da reforma da Escola Municipal Professora Terezinha Pinho de Souza, no Arroio, da revitalização da área do CAIC, da revitalização das quadras esportivas nas escolas, bem como, da entrega de materiais e uniformes escolares.