Campanha contra o trabalho infantil ganha a parceria da Prefeitura de Imbituba

Uma campanha contra o trabalho infantil, liderada pela Justiça do Trabalho, terá a parceria da Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH).

Nos próximos dias, os veículos utilizados pelo município receberão um adesivo com a Hashtag “Brasil Sem Trabalho Infantil”.

“Santa Catarina é um dos Estados do Brasil com a maior quantidade de crianças no trabalho infantil. A gente identifica crianças em todos os ambientes. Dos serviços domésticos, passando pelo comércio, até em trabalhos rurais. Nós buscamos, com esse programa, além de combater o trabalho infantil, estimular a aprendizagem, que pode ocorrer entre 14 e 24 anos, com prazo de contrato determinado (dois anos). Lembrando que o portador de deficiência não tem limitação de idade para atuar na aprendizagem”, disse a Juíza do Trabalho, Ana Letícia Moreira Rick.

Os adesivos foram entregues pela juíza Ana Letícia Moreira Rick, e pelo diretor da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis, Carlos Alberto Crispim, ao prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior e à Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão. 

Além dos adesivos, um cartaz e uma cartilha fazem parte dos materiais. Neles, há destaque para a frase “Trabalho infantil não é brinquedo!”.

“Além da busca pela erradicação do trabalho infantil, queremos salientar que a aprendizagem é muito benéfica ao jovem, pois, proporciona cursos preparatórios para o mercado de trabalho. Na aprendizagem, o jovem também estudar. A intenção é formá-lo para o mercado de trabalho”, salientou Carlos Alberto Crispim, diretor da 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis.

Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, o trabalho infantil é um problema que atinge todo o país e, muitas vezes, está subdiagnosticado.

“Aqui, entre nós, existe esse problema. Então, esse programa da Justiça do Trabalho nos permitirá um diagnóstico mais claro daquilo que ocorre em nossa cidade. Dessa forma, orientando e educando as pessoas, evitaremos o mau às crianças e aos adolescentes”, enfatizou o prefeito Rosenvaldo Júnior.