Academia de Inovação vai atender os jovens da E.E.B. Engº Álvaro Catão

O projeto Academia de Inovação, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário – SEDETUR, fechou parceria com mais uma escola pública estadual. Os alunos do “Terceirão” da Escola de Educação Básica Engº Álvaro Catão participarão do curso que tem foco na Inovação e no empreendedorismo.

Problemas reais de empresas e da cidade de Imbituba são apresentados aos alunos que divididos em grupos devem criar soluções inovadoras e empreendedoras. Uma banca formada por empresários e autoridades avalia as apresentações e elegem os projetos de maior destaque.

As Escolas Estaduais de Educação Básica Visconde do Rio Branco, no bairro Araçatuba, e Annes Gualberto, no Paes Leme, já participaram do projeto Academia de Inovação. “Foram experiências muito produtivas. Impactamos mais de 100 jovens e tivemos o engajamento de cerca de 60 deles. As soluções realmente foram muito inovadoras e com certeza poderiam se transformar em negócios”, avalia o secretário da Sedetur, Alex Bondan.

A metodologia aplicada no projeto Academia de Inovação é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e foi contratada pela Prefeitura de Imbituba por meio da Sedetur. A diretora da E.E.B. Engº Álvaro Catão, professora Ana Lúcia da Rosa Santos, considerou a proposta muito pertinente para os alunos daquela região da cidade. “Estamos muito felizes com essa parceria e de portas abertas para os consultores do Sebrae. Muitos dos nossos alunos do “Terceirão” já estão no mercado de trabalho e este tipo de capacitação só aumenta a bagagem deles para o futuro”, comenta Ana Lúcia.

O curso também visa estimular os jovens na busca por graduações superiores nas áreas das engenharias e tecnologia. “Hoje são muitas oportunidades no Ensino Superior com bolsas de estudo, basta uma boa nota no Enem. Portanto, também fazemos esta orientação profissional para os jovens”, complementa o secretário municipal.