Abertura oficial dos Jogos Estudantis de Imbituba será nesta quarta (16)

A pira olímpica dos Jogos Estudantis de Imbituba (JEIMB) será acesa nesta quarta-feira (16), a partir das 19 horas. O Ginásio Olivar Francisco, no Centro, receberá as delegações de todas as escolas envolvidas. Este ano, o JEIMB chega a 39ª edição.

O evento de abertura reunirá as delegações de escolas municipais, estaduais e particulares envolvidas nas competições.

Até o dia 01/11, os JEIMB reunirão, aproximadamente, 650 alunos-atletas de 13 escolas de Imbituba.

Nesta edição, os educadores José de Oliveira Cardoso Junior e Paulo Gaspar serão os homenageados pela valiosa contribuição ao desenvolvimento do esporte estudantil.

As competições já começaram na manhã desta quarta-feira, com a modalidade de xadrez, atraindo a atenção de jovens estrategistas.

Além do xadrez, o evento contará com uma variedade de modalidades esportivas. As provas de atletismo serão realizadas na Avenida Álvaro Catão, no Centro, enquanto o Ginásio Olivar Francisco será o palco das competições de futsal, handebol, vôlei e tênis de mesa. As competições de vôlei de praia serão realizadas no Arena Tempus, também na área central.

“Os Jogos Estudantis são uma oportunidade para a comunidade se unir em torno do esporte e da educação. Pais, amigos e professores são convidados a prestigiar os jovens atletas, que representam suas escolas com garra e determinação”, disse Cassia Regina Pires Fernandes, Gestora de Competições Esportivas.

Vendaval literário nos JEIMB 2024

Nesta quarta-feira (16), durante a abertura dos JEIMB, haverá o Vendaval Literário, um evento organizado pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa. Será na entrada do Ginásio de Esportes Olivar Francisco. O vendaval se repetirá na próxima quinta-feira (24).

Textos de mais de 20 escritores imbitubenses participarão da ação.

A proposta do “Vendaval Literário” é divulgar a diversidade nossa literatura local. Os textos curtos, no formato de exposição ao ar livre, encantam ao público, das crianças aos adultos.

A Biblioteca Pública levará ao JEIMB o clássico “Sorteio de Livros” de obras doadas por escritores imbitubenses e pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC).

“Os eventos ao ar livre pedem essa ação, que convida escritoras e escritores imbitubenses para divulgar a diversidade da nossa literatura. É lindo ver as pessoas libertarem os textos e depois conhecerem um pouquinho dos artistas”, disse a bibliotecária Gláucia Maindra.