Primeira Baleia Franca da temporada é avistada na Praia do Rosa

As primeiras baleias-francas da temporada 2024 já foram avistadas no litoral catarinense, mais precisamente na Praia do Rosa e na Praia do Sol, em Laguna, quinta e sexta-feira (23 e 24), respectivamente. Cada registro foi de pelo menos uma baleia adulta.

Desta vez elas apareceram mais cedo que de costume. “No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, afirma Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras. Segundo ela, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.

Neste ano uma equipe de 33 pessoas – entre biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiários – fará o monitoramento. “Estamos a postos e já com os estagiários selecionados”, afirma Karina, reforçando que os mamíferos frequentam o litoral brasileiro somente para reproduzir e amamentar seus ‘bebês’. A ideia é estudar de perto esses animais, com o objetivo de obter informações sobre seu comportamento e dinâmica populacional.

O ProFRANCA informa frequentemente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias. O Museu da Baleia de Imbituba, por exemplo, fica localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada) e recebe visitantes diariamente. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como ossos dos mamíferos. Ele contém um esqueleto de uma Jubarte montado.

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

Na temporada de 2023 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário – SEDETUR desenvolveu junto à Rádio Atlântida um programa chamado Mundo da Baleia Franca. “Foram 12 peças que apresentaram características biológicas e comportamentais das baleias-franca. Também demos dicas sobre onde e como elas podem ser visualizadas”, comenta o secretário da pasta Alex Bondan.

Registro de Robinson Padilha da baleia avistada na Praia do Rosa.

Imagem de capa ilustrativa. Registrada pelo Instituto Australis ProFranca em 27/06/2023