Programa Protetor Ambiental 2024 tem início

Nesta quarta-feira (04) teve início o Programa “Protetor Ambiental” (PROA) de 2024. As aulas iniciaram no Henrique Lage e nas aulas seguintes serão no Museu da Baleia de Imbituba. O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e é realizado pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.

Ao todo, participam do programa 30 jovens das redes, municipal e estadual, de ensino. As aulas são ministradas por profissionais da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que tem sede em Laguna.

O PROA é um programa voltado para adolescentes de 12 a 14 anos de idade, com atividades ligadas ao meio ambiente. São aulas teóricas e práticas de preservação, com foco na legislação ambiental. Temas voltados para os problemas sociais também fazem parte do cronograma. Os alunos recebem material didático, uniforme e instrução de ordem unida sem qualquer custo.

“É muito importante a concretização deste projeto com os jovens, bem como, difundir a educação ambiental como forma de mudança de comportamento das pessoas e, principalmente, resgatar e exercer a cidadania na sua plenitude”, disse o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel.

Os alunos Protetores serão capacitados para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente e contribuir para a complementação da educação que recebem de seus pais e responsáveis. O programa acontecerá todas as quartas-feiras durante a tarde no Museu da Baleia de Imbituba e vai até o final do ano.