Audiência Pública debate divisa territorial entre Imbituba e Laguna
Os limites territoriais entre Imbituba e Laguna voltaram a ser debatidos na noite da última segunda-feira (13). Uma Audiência Pública, organizada peça Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi realizada na comunidade de Boa Vista, divisa entre os dois municípios.
O Salão Paroquial da igreja católica ficou lotado para a audiência. Cerca de 400 pessoas marcaram presença no evento, entre moradores, líderes comunitários e políticos. O Deputado Estadual Ivan Natz (PL) presidiu a sessão, que contou com a presença dos deputados, Tiago Zili (MDB), Volnei Weber (MDB) e Camilo Martins (PODEMOS).
No mês de agosto, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc apresentou um parecer favorável ao projeto de lei de autoria do deputado Ivan Natz, que propõe a retificação dos limites entre os municípios localizados na região Sul do Estado.
O Projeto de Lei teve como base um parecer emitido pela Comissão Especial dos Limites Territoriais da Câmara de Vereadores de Imbituba. No documento, os legisladores municipais chamaram a atenção para uma lei estadual que deveria consolidar as divisas intermunicipais do Estado de Santa Catarina, mas, que acabou modificando as coordenadas geográficas em relação a Imbituba.
O parecer local buscou beneficiar as localidades de Ponta Rasa, Boa Vista e Itapirubá, que estão situadas na área limítrofe entre os municípios de Imbituba e Laguna.
O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, alertou para os erros históricos cometidos na demarcação da área e que foram, assertivamente, demonstrados aos parlamentares no relatório emitido pela Comissão Especial dos Limites Territoriais de Imbituba.
Além disso, o Chefe do Poder Executivo Municipal lembrou que os moradores da região são atendidos pelo município de Imbituba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUSA), Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) e Infraestrutura (SEINFRA).
Em certo momento da Audiência Pública, o deputado Camilo Martins perguntou aos presentes qual o município eles gostariam de pertencer? Por unanimidade, a plateia optou por Imbituba. Agora, o assunto voltará à Alesc, para a decisão dos deputados de Santa Catarina.