Prefeitura inicia a instalação de câmeras de segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), iniciou, nesta segunda-feira (06), a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Os equipamentos serão um complemento à segurança dos alunos e dos profissionais das instituições. Além das câmeras de videomonitoramento, o município mantém, desde maio de 2023, a presença de vigilantes nas escolas e creches da rede municipal.

Ao longo deste ano, também foi investido em capacitação dos funcionários das instituições de ensino. Os protocolos de segurança foram aplicados através de parceria com o 34º Batalhão de Polícia Militar de Imbituba.

“A segurança no ambiente escolar é fundamental para o bem-estar dos alunos e para tranquilidade dos pais. Por isso, buscamos aumentar os investimentos na segurança de nossas instituições escolares”, reforçou a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello.

Nesta segunda-feira (06), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu ordens de busca e apreensão em residências Santa Catarina. O alvo seriam um adolescente e um adulto investigados por incentivarem e planejarem atos de violência em instituições de ensino do Estado. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, a investigação identificou a participação ativa dos alvos em grupos ligados a massacres, maus tratos a animais, autolesão e extorsão.

Segundo informações da Polícia Civil de Imbituba, repassadas ao prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, no município, não existe programação ou suspeita ataque as escolas da cidade.