Mosaico de Anita Garibaldi é inaugurado

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), através da Superintendência Municipal de Cultura, inaugurou, nesta quinta-feira (04), o mosaico em homenagem a Anita Garibaldi. A obra, que retrata a imagem da heroína, foi criada pela artista plástica Liz Panek e fica localizada no mirante do bairro Vila Nova Alvorada.

A inauguração da estrutura faz parte da programação cultural, em alusão ao projeto internacional “Anita em dois mundos – Uma Rosa para Anita”, que celebra os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi.

Imbituba faz parte da história de Anita por que, há 182 anos, a heroína participou, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, de sua primeira batalha naval. O Batismo de Fogo, como foi chamado, ocorreu na região da Praia do Porto.

O evento contou com a presença de personalidades políticas do município, bem como, de alunos e professores da Escola de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão, do bairro Vila Nova Alvorada. A Segurança Pública local foi representada pelo Comandante da Guarnição Especial de Imbituba (GEIB), Tenente-coronel Luís Carlos Cruz dos Santos.

Durante a solenidade, os estudantes, Marcos Paulo de Souza e Yara de Mello Eduardo, da Escola Básica Municipal Professora Belarminda de Souza Pires, do Campestre, interpretaram a música “Heroína de dois Mundos”, da professora Luciana Guassú.

Logo após a apresentação, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, a Primeira Dama do município, Aline Marques, o vice-prefeito, Antônio Clésio Costa, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira e Mello, e a autora da obra, Liz Panek, fizeram a inauguração oficial do mosaico em homenagem a heroína catarinense.

Quem encerrou a cerimônia foi a atriz, Fernanda Zague, da Cia Desmontagem Cênica, que declamou o poema “Um Sonho de Liberdade”, de Célio de Oliveira.

Além dos estudantes, professores e comunidade local, estiveram presentes na inauguração, a Secretária de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão, o Secretário de Gestão e Planejamento Urbano, Elísio Sgrött, O Presidente da Câmara de Imbituba, Humberto Carlos dos Santos, e o vereador Bruno Pacheco.