Para facilitar acesso, CRAS de Nova Brasília tem novo endereço
Neste último dia 02, buscando melhor atender a população o Centro de Referência de Assistência social – CRAS, localizado no Bairro Nova Brasília, mudou sua sede para Rua Marlete Medeiros nº 31, local mais amplo, situado em área de maior circulação e de fácil acesso, objetivando assim facilitar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.
O Centro de referência do Assistência Social – CRAS consiste em um equipamento de Atenção Básica, considerado na Política Nacional de Assistência Social como é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os Serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A área de abrangência do CRAS compreende 12 bairros, localizados ao Norte do Município.
Serviços ofertados:
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso a direitos e o usufruto deles e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
- Serviço a Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosos; busca promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como contribuir com a autonomia, a independência, a segurança, o acesso aos direitos e a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência e idosa
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV ); organiza-se em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade. Estes serviços são executados pelo CRAS, mas acontecem fora de seu espaço físico: SCFV com Crianças e adolescentes – Centro de convivência de crianças/adolescentes na Vila Nova Alvorada e SCFV com idosos no CAPI – Centro.
No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.