Município oferece diversas atividades e serviços aos idosos

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do Centro de Atenção à Pessoa Idosa “Izabel Pires Elias”- CAPI, oferece atividades, serviços e projetos em atenção à Pessoa Idosa, em Imbituba.

O CAPI tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, proporcionando à pessoa idosa um ambiente que favoreça o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de atividades que promovem prevenção e promoção do envelhecimento ativo e saudável, em busca de qualidade de vida, autonomia, protagonismo, participação social e longevidade.

 Cerca de 200 idosos de 24 bairros frequentam regularmente atividades no CAPI, como aulas de pilates, técnicas corporais, auto massagem, artesanato, dança, grupo de práticas naturais e Academia da Memória; além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (serviço vinculado ao CRAS).

O CAPI atende os idosos em situação de acolhimento institucional da Casa de Repouso “Imaculada Conceição”, através do Projeto “Viver com Vivência”, que desenvolve atividades de contadores de histórias, rodas de conversa, encontro intergeracional, música, vídeos educativos, jogos, reflexologia, alongamento, dança, artesanato e outras atividades trazidas pelos próprios idosos, visando promover o envelhecimento ativo e saudável, através de atividades que possibilitam interação dos participantes, momentos de expressão de sentimentos, pensamentos e experiências, aprendizagem e descontração.

Somente este ano, o centro prestou 2.142 atendimentos na oficina de pilates, 604 de técnicas corporais, 817 de auto massagem, 449 de dança, 438 de artesanato, 303 na academia da memória, 176 nos grupos de práticas naturais e 122 no Projeto “Viver com Vivência”.

O CAPI funciona na Rua Jorge Lacerda, Centro, ao lado do CAPS-I e Sindicato dos Aposentados, em frente a Seinfra, das 08:00 às 17:00 horas de segunda à sexta-feira. O telefone para contato é 3255.4367

 

Academia da memória            

Em 2017 o Projeto “Academia da Memória” já atendeu cerca de 40 idosos. Considerando a importância da memória para o desempenho das atividades cotidianas e que grande parte dos idosos refere queixas de memória, a oficina aplica a metodologia de 10 encontros, que ocorrem 2 dias por semana, com grupo de no máximo 10 pessoas, para realização de atividades de estímulo de memória, intergeracional (momento de confraternização entre idosos e crianças de escolas do município), informação, reflexão, debate, lazer, e confraternização.

Dia do Idoso

O Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 27 de Setembro, foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.