Segundo sobrevoo da temporada
52 Baleias Franca são avistadas entre SC e RS
Imbituba
O Programa de monitoramento de cetáceos, que é realizado pelo Porto de Imbituba, registrou na última quinta-feira (26), 52 Baleias Franca e uma Baleia de Bryde, entre as cidades de Florianópolis e Torres, no Rio Grande do Sul.
Este foi o segundo sobrevoo da temporada feito com o apoio do Instituto Australis. No primeiro sobrevoo, realizado em julho deste ano, a equipe catalogou 51 Baleias Franca entre os estados, catarinense e gaúcho.
Das 52 Baleias Franca registradas neste mês de setembro, havia 25 pares de fêmeas acompanhadas de seus filhotes e duas adultas sozinhas. A maior concentração de mamíferos foi avistada entre Garopaba (12) e Imbituba (19).
“O número de baleias avistado neste sobrevoo está dentro do previsto para esta temporada. Já sabemos que a disponibilidade de alimento na Antártida tem relação com a quantidade de baleias que vêm para o Brasil. Por isso, temos observado esta flutuação no número de baleias”, avalia Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto Australis.
De julho a novembro é o período em que a espécie utiliza o litoral catarinense para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes, tornando o litoral de Santa Catarina área com maior concentração reprodutiva de Baleias Franca na costa brasileira.