Abertura da Semana firma convênio para transformar Museu

Reinaugura há poucos meses e agora sob administração do município, o museu da Baleia Franca de Imbituba vem recebendo cada vez mais visitantes da região  e de países como Argentina, Estados Unidos e Alemanha. E na abertura da Semana Nacional, realizada nesta quarta, dia 23, no local que vivenciou a história da caça ao mamífero, a prefeitura de Imbituba, a empresa Votorantim e o Projeto Baleia Franca assinaram uma parceira para deixar o espaço muito mais informativo e cultural.

A ideia é aproveitar ainda mais o local, que viveu de fato a época da caça, pois até a década de 70 recebiam as baleias mortas e retiravam seu óleo. Eram a última estação baleeira do Brasil a cometer essa agressão. “Nesse espaço hoje já resgatamos a história e a importância desse mamífero para a região, seja para o meio ambiente e agora como fonte de turismo, podemos aproveitar muito mais”, ressalta o secretário de Turismo, Paulo Sefton.

O Projeto Museu da Baleia Franca de Imbituba – Um Espaço Cultural e Educativo tem por objetivo a liberação de recursos através da Votorantim para as instituições parceira a serem aplicados no projeto, transformando o museu em uma estrutura cultural e educacional. O ato teve a participação do Vice- Prefeito Elísio Sgrott e da bióloga do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

“A Votorantim é parceira para desenvolver esse importante projeto e contribuir para o enriquecimento cultural e educacional da nossa comunidade e dos visitantes”, frisa Daniel Gomes, Gerente da Votorantim Cimentos de Imbituba.

Com muitas crianças e jovens visitando o museu e fazendo parte de abertura, a Cia Desmontagem Cênica realizou uma apresentação voltada a tema, com muita explicação sobre todo o trabalho realizado e ainda muita diversão.

Durante esta semana, diversas atrações culturais, educativas e esportivas estão na programação da semana, que segue até domingo.

Att

João Batista Coelho Júnior