Fórum de Educação fará reuniões para esclarecer Plano Municipal de Educação

O Fórum Municipal de Educação, que trabalhou por um ano na elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de Imbituba, a partir desta semana iniciam uma série de reuniões e entrevistas para esclarecer o Plano. Devido às polêmicas concentradas nas metas que citam a palavra “gênero”, o Fórum pretende informar e explicar a todos que os termos “ideologia de gênero” e “identidade de gênero” não estão, nem nunca estiveram, no Plano de Imbituba.

Michela Freitas, secretária de educação e coordenadora do Fórum, explica que o documento foi encaminhado para todas as escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular, bem como para entidades do município, a fim de que as mesmas apresentassem outras proposições para serem feitas as alterações necessárias e a partir daí foi montado o texto com as Metas e Estratégias que foram apresentadas em Plenária, no dia 21 de maio, e aprovadas por unanimidade na Câmara de Vereadores, no dia 15 de junho.

“Vamos às rádios a partir de sexta-feira e também faremos uma agenda de reuniões em algumas escolas, organizando por região, para conversar com todos os pais e todos os cidadãos que estiverem com dúvidas sobre os objetivos que traçamos para a Educação em Imbituba. Ao contrário do Plano Nacional e do Plano Estadual, o nosso plano nunca teve os termos “ideologia de gênero” ou “identidade de gênero”, que não podem ser interpretados como sinônimos da palavra “gênero”, que por sua vez identifica os sexos masculino e feminino.

O Fórum também faz questão de informar que a cartilha sobre “ideologia de gênero” que está circulando nas redes, não é aprovada pelo Ministério da Educação e não é ensinada em nenhuma escola. “O plano foi construído em sua maioria por educadores profissionais, que têm grande responsabilidade com a educação de nossas crianças e que jamais colocariam em um plano de educação algo que pudesse comprometer as famílias imbitubenses”, destaca a representante do Fórum.

Metas que citam a palavra “gênero” no Plano Municipal de Educação de Imbituba

Meta 1 – Estratégia 1.18: “Implementar espaços lúdicos de interatividade considerando a diversidade étnica, de gênero e sociocultural, pois como: brinquedoteca, ludoteca, biblioteca infantil e parque infantil”.

De acordo com o entendimento do Fórum esta estratégia refere-se ao cuidado em que a escola deve tomar no sentido de organizar os espaços escolares de modo que a criança não se sinta desrespeitada ou discriminada nos espaços interativos, que devem considerar um local em que todas possam se sentir incluídas, como por exemplo um parquinho, para que não seja segmentado e nele só possam brincar meninas, ou ainda que exista separação racial ou cultural.

Meta 14 – Estratégia 14.10 – “Ampliar, em regime de colaboração com o Estado e a União, as políticas e programas de formação continuada e incentivar a formação inicial dos profissionais de educação sobre gênero, diversidade e orientação sexual, para a promoção dos direitos sociais”.

O Fórum esclarece que esta meta trata da formação do professor, não de conteúdo didático. Ela está literalmente ligada a formação do professor que precisa estar preparado para trabalhar com todas as diferenças presentes na sociedade, evitando todo e qualquer tipo de descriminação, preconceito e violência nas escolas.

O Fórum Municipal de Educação foi instituído pelo decreto Nº 044 de 18 de Abril de 2013.

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz