Imbituba agora conta com a Casa Lar

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda da prefeitura de Imbituba inaugurou nesta quarta-feira, dia 17, a primeira Casa Lar da história de Imbituba, um espaço fundamental para que crianças que tenham seu direito violado possam receber a devida atenção e recuperar o convívio familiar.


A Casa Lar surgiu da necessidade de abrigar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade onde houve rompimento do vínculo familiar. Até então, as crianças de Imbituba eram abrigadas na Casa Lar Irmã Carmem, de Araranguá, o que dificultava a reaproximação familiar pela distância, além dos riscos nas rodovias federais.


Agora a equipe do Programa Acalento, responsável por esse trabalho e pelo espaço, pode acolher até 10 crianças e adolescentes, e contará com o serviço de quatro cuidadores, quatro auxiliares, uma cozinheira, além da equipe técnica. O endereço não é divulgado para preservar a todos.


“Agradeço a esse olhar social e humano da secretária Selma e do prefeito Jaison, pois enfim vamos cuidar das crianças em Imbituba e com uma equipe envolvida para resolver esse conflito e buscar o melhor para todos”, fala Cristina Puluceno de Mello, coordenadora do Programa Acalento, instituído em 2007. 


“É um marco no trabalho da administração pública e um importante auxilia à família imbitubense”, acrescenta a secretária de Assistência Social, Selma Elias.


O Programa também conta com os serviços de no máximo três famílias acolhedoras e desde 2001, a média é de 21 crianças atendidas por ano. De acordo com as orientações técnicas, devem ser acolhidas uma criança ou grupo de irmãos por família. O prefeito Jaison lembrou da necessidade deste espaço para o futuro dessas crianças.


“Eu fico muito feliz em fazer parte desta inauguração e de lembrar que em 2002 eu fiz este requerimento enquanto vereador solicitando a Casa Lar em Imbituba e hoje estamos transformando em realidade esse local, que faz parte de uma estratégia necessária no atendimento às crianças e adolescentes”, ressalta Jaison.


O evento também contou com a presença do presidente da câmara, vereador Luiz Cláudio Carvalho de Souza, Rosália Sgrott, Robertinho Rodrigues, além de secretários municipais e representantes do poder judiciário.

 

 

Texto e fotos: João Batista Coelho Júnior