Mutirão de castração esteriliza 50 animais

Estima-se que Imbituba tenha uma população de aproximadamente 4 mil animais de rua. Com o objetivo de controlar a reprodução e a proliferação de doenças transmitidas pelos cães e gatos a Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, promovem neste mês de junho castrações sociais. O primeiro mutirão foi nesta quarta-feira (16) e esterilizou 50 animais.


De acordo com o fiscal da Vigilância, Fernando Ranieri de Brum, a castração é a única maneira de resolver o problema dos animais de rua. “Estamos atendendo também hoje pessoas que cuidam de cinco, dez animais e não teriam condições de pagar estas cirurgias, além de cidadãos com renda de até dois salários mínimos que se cadastraram na Vigilância Sanitária. Com esses mutirões, o Projeto Castração com a ajuda do poder público, de associações e pessoas, nós conseguimos fazer um controle e dar uma condição melhor para estes animais”, afirma.


A Secretária de Saúde, Maria Martins, destaca que a prefeitura de Imbituba já investiu mais de R$ 8 mil reais em castrações e que este evento deve se repetir dentro de 15 dias. “Temos um sério problema com animais de rua em Imbituba, sabemos que muitas pessoas abandonam seus animais em escolas, praças e locais onde imaginam que alguém irá abriga-los mas infelizmente isso não acontece. Com a castração resolvemos parte da situação”, pondera.


A costureira Iraci Trietro ficou sabendo do mutirão e levou duas cadelas. “Minha irmã é agente comunitária e nos avisou sobre as cirurgias. Já temos outros animais em casa, então trouxe a minha cachorra e também a que é da minha irmã. Sei que é o melhor para a saúde delas, se a gente tem precisa cuidar” afirma. 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz


Fotos: Claudio Lima