Plenária do Plano Municipal de Cultura é nesta sexta

Participe da validação do Plano Municipal de Cultura, contribuindo com a democracia cultural e exercendo seu papel de cidadão

O Governo de Imbituba, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) convidam cada cidadão para participar da validação da segunda parte do Plano Municipal de Cultura (PMC). A plenária de validação da consulta pública realizada via internet, será no dia 10, sexta-feira, às 19h, na Escola E. B. Henrique Lage, no centro. O evento é público e participativo.

Na primeira etapa foi feito o diagnóstico da situação atual da cultura em Imbituba, levantando dados e características do município. Foram realizadas seis reuniões em todas as regiões da cidade. Em seguida foi feita a consulta pública (via Internet) e todas as sugestões serão reunidas e apresentadas no dia 10 de abril na plenária. Neste dia será decidido o que permanece ou será alterado no texto do Plano, as diretrizes, prioridades, objetivos, metas e ações sugeridas democraticamente pela população.

O presidente do CMPC, Dorvalino Filho, explica que a participação é importante porque inclui todo cidadão na construção de um plano de trabalho a longo prazo. “Quando a população participa podemos fazer o planejamento e atender os desejos e necessidades que são apresentadas e o Governo de Imbituba está exercendo este dever de consultar o cidadão. Por isso, convido cada um dos imbitubenses a darem a sua opinião e contribuírem com a construção do plano”, estimula.

O que é o Plano Municipal de Cultura?

O PMC é um documento formal que deve expressar motivações, desejos, intenções políticas, diretrizes, programas, objetivos e elencar projetos para o desenvolvimento da cultura nos municípios. É um instrumento de planejamento a médio e longo prazo, servindo para dar estabilidade às políticas culturais, pois  pode,  e  deve  contribuir  para  que ações planejadas em um dado momento possam ser executadas ao  longo de dez anos, ultrapassando, assim, períodos de gestão.

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz