Imbituba capacita profissionais da saúde para programa de tuberculose
Orientação visa desmistificar questões sobre a doença e tratamento, visando maior número de altas por cura
Para uma qualidade de vida melhor dos imbitubenses, a secretaria municipal de Saúde investe em mais uma ação. Nesta terça, dia 17, no Ceges (Centro de Educação e Gestão em Saúde), os médicos e enfermeiros do município receberam uma capacitação com o médico e pneumologista, Dr. Leonardo da Silva.
O Programa de Tuberculose fundamenta-se em parceria com os governos municipal, estadual e federal e na palestra em Imbituba também contou com a coordenadora de agravos da 19O Regional de Laguna, enfermeira Rachel Veras, a coordenadora da ESF (Estratégia Saúde da Família), enfermeira Glicélia Rocha Speck e a coordenadora do programa de tuberculose no município, Maria Luiza Speck.
“O objetivo é facilitar o tratamento dos pacientes vítimas de tuberculose, que receberão atendimento no bairro onde moram, evitando assim, o deslocamento até a policlínica central”, informa Glicélia.
Os profissionais foram devidamente capacitados e orientados sobre a doença, o manejo do paciente portador de tuberculose, desmistificação da doença e tratamento, visando maior número de altas por cura. “A descentralização favorecerá a todos, mas, o paciente e sua família serão os maiores beneficiados sem sombra de dúvida” frisa a coordenadora da ESF.
Texto e fotos: João Batista Coelho Júnior