Projeto vai registrar a memória de Imbituba

Através de uma parceria, a metologia do Museu da Pessoa será aplicada para que as crianças das escolas municipais façam o registro da memória da cidade

A Secretaria de Educação (Seduc) do Governo de Imbituba está preparando mais uma parceria com o Coletivo Imbituba, mediado pela Votorantim Cimentos. O projeto agora será o Museu da Pessoa, que tem o objetivo de registrar a memória do município, envolvendo alunos e professores na produção das histórias dos moradores. A primeira ação será no dia 10 de abril e envolverá 25 professores de 4º e 5º ano e as 9 coordenadoras pedagógicas escolares, além dos técnicos da Seduc.

O trabalho é realizado através da formação dos professores na metodologia de registro da memória oral desenvolvida pelo Museu da Pessoa.  “O projeto será muito interessante, pois vimos que resulta em importantes aprendizagens de leitura, escrita e desenvolvimento da oralidade. Os professores serão orientados para o desenvolvimento de projetos de memória local com ênfase no registro de histórias de vida e nas práticas de leitura e escrita”, explica Michela Freitas, secretária de Educação.

O projeto Museu da Pessoa segue estratégias que contemplam conceitos e construção do roteiro de uma entrevista, entrevista, produção de texto, desenhos, desenvolvimento de produtos; divulgação do projeto para a cidade; formação dos coordenadores e/ou técnicos pedagógicos; evento de certificação de professores e entrevistados e a inserção das histórias coletadas no portal www.museudapessoa.net.

Serão 5 encontros bimestrais de formação de 8h cada, nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Ao final, um cenógrafo cria uma exposição a partir dos desenhos e textos produzidos pelos alunos e instala em um espaço público na cidade. “O Coletivo nos apresentou que ao ouvir, representar, reproduzir e recontar histórias de vida, os alunos têm a possibilidade de entrar em contato com a história da sua cidade e de estreitar as relações humanas na comunidade e ficamos interessados em realiza-lo em nossas escolas”, afirma Michela.

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz