Reunião entre Governo e DNIT debate pedidos da região norte

Os resultados foram positivos e algumas reivindicações já serão atendidas

O Governo de Imbituba, através do Executivo Municipal, participou de uma reunião com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Vissilar Pretto, para debater a possibilidade de atendimento a antigas reivindicações da comunidade de Araçatuba e região norte do município. Na manhã desta segunda-feira (25) eles fizeram uma vistoria em conjunto e os resultados foram positivos.

Com a participação do suplente de vereador e líder comunitário Beto Pereira, as autoridades também conversaram com os moradores sobre as responsabilidades de cada instituição, separando o que pode ser feito pelo Município e o que depende do Governo Federal, através do DNIT. Dentre todos os pedidos da comunidade parte será atendida e parte precisará ser analisada.

O prefeito Jaison Cardoso afirma que assim que tiver a liberação do DNIT, iniciará as obras de ligação do trevo até a rua paralela à BR-101 (lateral direita, sentido Norte-Sul), asfaltando o trecho de aproximadamente 500 metros. “Também foi garantido pelo superintendente que será feita uma licitação para construir duas passarelas, uma no km 272,5 (Araçatuba) e outra no km 275 (Alto Arroio), garantindo mais segurança e praticidade na travessia dos pedestres, algo que estava previsto na duplicação e não foi feito. Estas passarelas são prioridades, pois reduzem a distância que as pessoas precisam percorrer e as mantêm seguras”, frisa Jaison.

Beto lembra a luta para que sejam atendidas as reinvindicações. “Estive em Brasília com o prefeito para entregar nosso abaixo assinado com quase 700 assinaturas que a comunidade fez, e hoje estamos com o superintendente do DNIT, que está disposto a realizar as obras, na medida do possível e dentro da tramitação legal, visto que muitas coisas não podem ser feitas agora devido ao período eleitoral, e também temos o apoio do prefeito, o que vai facilitar o atendimento dos pedidos”, explica Beto.

Outras reivindicações

Quanto à iluminação dos trevos da BR-101 o Município está movendo uma ação judicial para que o Governo Federal assuma essa responsabilidade. Para o asfaltamento da rua paralela a BR-101, laterais esquerda e direita, entre os trevos de Nova Brasília e Araçatuba, no Km 272, Pretto informou que está sendo realizado um novo projeto pelo DNIT que deve ser licitado no início de 2015.

Sobre o retorno no trevo de Araçatuba, sentido Florianópolis para voltar ao Sul; passagem inferior no Km 274,5 para passagem de veículos pequenos e pessoas; asfaltamento na rua paralela a BR-101 no Km 270,1 (ligando a passagem, único acesso ao trevo existente na comunidade de Alto Penha); reabertura do acesso ao Alto Arroio pela direita, sentido Norte; serão feitos estudos pelo DNIT com o objetivo de verificar a viabilidade das obras.

Três acessos que foram fechados após as obras de duplicação devem ser abertos para facilitar o acesso da população e do comércio, mas devem ser fechadas novamente após o asfaltamento das vias laterais. Foi verificado que a reabertura do acesso da Estrada Geral de Alto Penha é impossível de ser feita, mas será realizado um estudo sobre a possibilidade da travessia sob a ponte do Rio Araçatuba.

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz