Exposição reflete sobre consumo e meio ambiente

Obras de arte expostas na entrada da Prefeitura Municipal de Imbituba propõem questionamentos sobre o estilo de vida da humanidade. Espaço também está aberto para agendamento de outras exposições

A Prefeitura Municipal de Imbituba está recebendo a exposição Grades da Babilônia, da artista imbitubense Carla Maria Scheid. A série é composta por uma instalação, oito painéis e uma escultura. A ênfase é a utilização do lixo eletrônico no trabalho técnico de assemblage, princípio de que qualquer material pode fazer parte de uma obra de arte. A exposição integra a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente da Secretaria de Cultura do Governo de Imbituba.

De acordo com a artista a série aborda a dicotomia do urbano e não urbano, com enfoque na reflexão do motivo de a humanidade ter adotado um estilo de vida repleto de padrões, vícios, estresse e competitividade. “Estamos presos na cadeia da produção e do consumo, da competitividade e da carência, uma prisão que aliena e explora os homens e a natureza”, afirma.

Para a secretária de cultura, Valéria Rodrigues, é uma oportunidade de refletir. “Estamos na semana do dia do meio ambiente e a arte é uma maneira de expressar a preocupação com o planeta. Todos que passam pela prefeitura já percebem a exposição e vemos as pessoas observando e lendo as informações. Nosso objetivo é oferecer cultura, mostrando esta forma de arte, e conscientizar através do tema abordado”, explica.

Carla sugere um questionamento sobre como romper com este estilo de vida e se reconectar à natureza. “Como agir para evitar a destruição do outro e do planeta? Penso que através de ações baseadas na esperança. Precisamos incitar a busca de soluções, ações e pensamentos para uma vida mais humana, digna de nossa grandeza original, para que possa haver mais alegria e confiança no futuro, que começa agora”, enfatiza.

Sobre os materiais a artista busca, sempre que possível, utilizar aqueles que são desprezados. “Muitos destes objetos são colecionados há tempos, alguns há mais de vinte anos. São garimpados aqui e ali, coletados nas ruas por amigos e parentes. Nesta exposição priorizei o uso do e-lixo, por considerá-lo pertinente à temática da exposição, bem como ter se revelado mais um grande problema ambiental que devemos solucionar. Estes objetos se tornam veículos de contestação e reflexão, trabalhados e ressinificados em composições para pensar o cotidiano”, diz.

Espaço à disposição

Para artistas que queiram expor seu trabalho no prédio da Prefeitura de Imbituba o espaço é cedido gratuitamente. O tempo de duração das exposições é de no máximo 15 dias, mediante agendamento. Basta procurar a Secretaria de Cultura, instalada no prédio da prefeitura, localizada na Rua Ernani Cotrim, 601, Centro, ou através do telefone (48) 3355 8122, falar com Liliane Braun.

Texto e fotos : Emanuelle Querino Alves de Aviz