Colônia de férias atende cerca de 400 crianças neste verão

Mais de 80 profissionais trabalharam no projeto que termina nesta semana
 
 
A Secretaria de Educação realiza o projeto Colônia de Férias abrindo os Centros Municipais de Educação Infantil durante o período em que não há aula na rede pública. Nesta semana a secretária Michela Freitas visitou os centros para conferir o trabalho que se encerra no próximo dia 31/1. As atividades que começaram em dezembro atenderam aproximadamente 400 crianças em toda a cidade.

Michela acredita que é importante oferecer esta alternativa porque é um  direito da criança, garantindo o lazer, a recreação e sua integração social. “Além disto, oportuniza aos pais, a tranquilidade de saber que elas estão sendo bem cuidadas, enquanto permanecem no trabalho, quando não tem com quem deixá-los durante as férias escolares”, explica a secretária, reforçando que os benefícios são muitos. “Oferecemos atendimento com profissionais qualificados, ambiente de aprendizagem dinâmico e prazeroso, em um lugar seguro e de integração, além atividades diversificadas e voltadas para a recreação”, assegura.

Os Centros funcionam das 7h30 ás 18h, as crianças ficam em horário integral e  recebem café da manhã, lanche e café da tarde. O trabalho pedagógico, durante a colônia de férias, é voltado para o  lúdico, com  atividades recreativas. Em 2014 os Centros de Educação Infantil que abriram para a colônia foram Altona, Angela Amim, Maria Virgínia  Soares, Domingos Frasson, Clara Heitch Soares, Doraci da Silva Spiller, Coração de Mãe e Laura Perfeito, envolvendo mais de 80 profissionais.

A colônia de férias foi instituída através de um projeto de lei que passou pela câmara de vereadores no ano de 2005, pelo prefeito José Roberto Martins. Foi uma reivindicação das mães que trabalham no comércio, começando pelo Angela Amim, e posteriormente este atendimento foi se estendendo a outros Centros de Educação Infantil, conforme as  necessidades de cada comunidade.
 
Texto: Emanuelle Querino
Fotos: Emanuelle Querino