Imbituba toma posse no colegiado de políticas sobre drogas

No próximo dia 16 e 17, em Criciúma, o imbitubense Jander Carvalho, coordenador das Ações de Prevenção e Combate às Drogas, toma posse em um das cadeiras do Colegiado Gestor do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas e também participará da 1ª Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Criciúma.

Jander faz parte de uma comissão, que já esteve reunida no último dia 03, para construir Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. São 14 municípios que integram o colegiado e o coordenador imbitubense, que faz parte de um setor integrado à Secretaria de Saúde defendeu a importância da cidade fazer parte, em virtude da atividade portuária.
“Em função do significativo crescimento da cidade nos últimos anos, a presença de uma área portuária em seus domínios e principalmente pela triste realidade que a quantidade de menores detidos aumentou nos últimos anos devemos estar presente”, afirma Jander.
“O trabalho é árduo, o desafio é imenso, mas não podemos perder essa guerra para as drogas. Todos os segmentos da Sociedade Imbitubense devem se envolver e a rede de atendimento deve trabalhar organizada para que se alcance o sucesso”, salienta o coordenador.

O Prefeito Jaison Cardoso, preocupado com a prevenção e combate às drogas, elaborou ações as quais estão estruturadas em três eixos: Prevenção, Combate e Cuidado.

A construção de uma clínica terapêutica para atendimento à dependentes químicos, a implantação de uma disciplina de prevenção e combate às drogas na grade curricular da rede de ensino municipal, fortalecimento do Proerd e criação do Proerd Pais, revitalização do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), desenvolvimento do Projeto Via (diagnóstico da situação de violação dos direitos da criança e do adolescente) o qual é uma parceria entre o município de Imbituba e a empresa Votorantim através da Secretaria de Assistência Social e Habitação (SEASH), além de reunião mensal da rede de atendimento, campanhas permanentes e distribuição de material de orientação, são algumas das ações que serão colocadas em prática nos próximos meses.

Texto: Secretaria de Comunicação
Fotos: Divulgação