2ª Conferência Municipal de Cultura vai indicar caminhos

Imbituba realiza a 2ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) no próximo domingo, dia 09, das 10h às 12h e das 13h às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, no centro da cidade em busca de caminhos para ações da cultura.
Na primeira etapa as propostas foram revisadas e aprovadas nas Pré-Conferências Setoriais de Cultura, realizadas no dia 26 de maio, com a participação da sociedade civil e governamental. Neste próximo momento, os participantes irão indicar caminhos necessários às melhorias dos serviços culturais, onde participam da conferência os consumidores da cultura, entidades, instituições e grupos ligados ao segmento no município e toda comunidade imbitubense.

Esta segunda etapa municipal é preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) e terá como meta de trabalho a discussão e encaminhamento de propostas para a Conferência Estadual de Cultura; propostas para elaboração do Plano Municipal de Cultura; além da eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

As atividades serão focadas no tema geral da 3ª Conferência Nacional de Cultura: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, agrupadas pelos seguintes eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.

No domingo, a programação inicia às 10h, com a palestra “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, ministrada por Eleonora Kehles Spinato, representante do Ministério da Cultura – Regional Sul.

A 2ª Conferência Municipal de Cultura é uma realização da Prefeitura de Imbituba, via Secretaria de Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural e Fórum Permanente de Cultura de Imbituba. A inscrição para participação da conferência poderá ser realizada antecipadamente, mediante o preenchimento da ficha de inscrição (Anexo I), que poderá ser remetida através do endereço eletrônico conferenciadecultura@imbituba.sc.gov.br, entregue na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa (Centro) ou na Secretaria Municipal de Cultura (Vila Nova), até às 19h do dia 06 de junho, quinta-feira. Passado este prazo as inscrições podem ser realizadas durante a Conferência das 10h às 14h, do dia 09 de junho.

Cultura é direito de todos. Venha propor ações culturais para sua cidade!

PROGRAMAÇÃO 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
09 de junho de 2013 (domingo), das 10h às 12h e das 13h às 19h

10h – Abertura
10h30 – Palestra “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”
12h – Intervalo para almoço
13h – Início dos trabalhos em grupo para discussão, propostas dos eixos temáticos.
15h45 – Intervalo
16h – Apresentação das propostas
18h – Eleição dos delegados para próxima etapa

Sobre a eleição dos delegados e certificação

Para poder votar, ser votado, ter acesso aos grupos de trabalho e plenária geral da Conferência o participante deverá efetuar seu credenciamento no período das 10h às 14h, do dia 09 de junho, por ocasião da Conferência convocada na forma da Portaria SECULT nº 01, de 19 de abril de 2013 e Resolução CMPC.IMB nº 001.2013 de 04 de junho de 2013 (Anexo II), ambos documentos publicados no Diário Eletrônico Oficial dos Municípios de Santa Catarina.
A eleição ocorrerá para escolher os delegados da Sociedade Civil para representação na Conferência Estadual de Cultura. Os interessados em se habilitar como eleitor ou candidato deverão apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, atentando para o item que especifica se, além de eleitor, o interessado é também candidato; original e cópia do documento oficial de identificação que contenha fotografia; cópia do comprovante de endereço ou declaração que confirme sua residência e domicílio no Município de Imbituba. Os documentos deverão ser entregues, no ato da inscrição, juntamente com a ficha de inscrição.
A plenária geral acontecerá no mesmo recinto. Na oportunidade os candidatos farão breve exposição sobre o seu currículo e, ainda, apresentarão seus motivos para a candidatura, no prazo de 5 minutos.
Terão direito ao certificado de participação os inscritos que tenham frequentado pelo menos 80% das sessões da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Imbituba.