Imbituba recebe Mostra Internacional de Instrumentos de Tortura

Entre os dias 20 de abril e 5 de maio de 2013, das 9h às 18h, o antigo Museu Usina vai respirar séculos de história e cultura que marcou a vida de mais de 50 milhões de pessoas que sofreram com as mais cruéis torturas. A secretaria da Cultura traz a Imbituba a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura, que mostra à sociedade a brutalidade do homem contra ele mesmo.

Com o apoio do Silvestre Praia Hotel e parceria da Cia. Desmontagem Cênica, da Fundação do Bem e do Fórum Permanente de Cultura de Imbituba, a Mostra (desde 1985, única no mundo, circula por diversos países) é uma oportunidade histórica de se conhecer as várias formas de tortura.

“A mostra em nossa cidade é um momento único que nos remete a vivenciar em nossa imaginação uma época singular da nossa história, é uma grande oportunidade de se aprofundar em nossa cultura”, ressalta Valéria.

Uma tortura milenar

A Mostra Internacional nasceu de uma longa e meticulosa pesquisa histórica, científica e sociológica e tem como objetivo levar ao conhecimento da sociedade a brutalidade que desde sempre levou o homem a cometer abusos de poder ao próprio homem. Além de denunciar os países do mundo onde a tortura ainda é tolerada e aplicada, sensibilizando a opinião pública.
Ainda hoje existe tortura, inclusive nos países mais evoluídos e calcula-se que através dos séculos mais de 50 milhões de pessoas tenham sido submetidos a torturas.

A mostra chegou ao Brasil em 1996, onde já passou por várias cidades, contabilizando aproximadamente 1.050.000 visitantes. Com o slogan “Tortura nunca mais” são recolhidas assinaturas, que serão entregues ao Secretário-Geral da ONU com a intenção de sensibilizar essa Organização a zelar pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembléia Geral das Nações em 10 de dezembro de 1948.

A mostra estará aberta à visitação de 20 de abril a 5 de maio de 2013, das 9h às 18h, no Teatro Usina. O agendamento para visita monitorada é exclusivamente por telefone com Carla Andrade, coordenadora da mostra (48 9622.0820, 8467.3390 ou 3233.4925).

Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 meia (idosos e estudantes) e R$ 2,00 estudantes de turmas agendadas previamente (neste caso, o professor recebe gratificação).
Nesta quinta (18), às 19h, acontece um encontro com professores de história das redes municipais e estaduais, públicas e privadas de Imbituba e regiões próximas, com o objetivo de orientar os mesmos no encaminhamento dos seus alunos à mostra.

Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura
Local de exposição: Teatro Usina (antigo Museu do Porto) – Av. Dr. João Rinsa – Centro, Imbituba
Período: 20 de abril a 5 de maio de 2013, das 9h às 18h
Classificação indicativa: livre e 16 anos
Entrada: R$ 6,00 (inteira); R$ 3,00 meia (idosos e estudantes) e R$ 2,00 estudantes de turmas agendadas previamente (neste caso, o professor recebe gratificação).
Realização: Prefeitura de Imbituba, via Secretaria de Cultura
Promoção: Associazone Ricercatori Storici D’ Itália
Apoio: Silvestre Praia Hotel
Parceria: Cia. Desmontagem Cênica, Fundação do Bem e Fórum Permanente de Cultura